Governo da Paraíba lança edital do Prêmio Hip Hop para atender 160 iniciativas do segmento

publicado: 05/06/2024 16h24, última modificação: 05/06/2024 16h24

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), publicou nesta quarta-feira (5) o Prêmio Hip Hop Paraíba, mais um dos editais abertos com verbas da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura. Ao todo, será investido R$ 1 milhão a ser destinado para agentes e coletivos que tenham relevância no segmento do hip hop paraibano. As inscrições podem ser feitas até 1º de julho deste ano pela plataforma Prosas.

De acordo com o edital, são dois os perfis a serem premiados. Do valor total, R$ 600 mil serão reservados para premiar 120 pessoas do segmento hip hop com o valor de R$ 5 mil cada, e R$ 400 mil serão reservados para premiar 40 coletivos com o valor de R$ 10 mil cada.

Podem se inscrever agentes individuais e coletivos que estejam atuando na área de hip hop há pelo menos dois anos na Paraíba, em atividades como a de DJ, MC, artista de graffiti, artista de danças urbanas, agente de conhecimento e mestre e mestra de hip hop. E, durante o processo, duas etapas serão consideradas: uma etapa de habilitação que é eliminatória e uma etapa de análise de objetivo que é classificatória.

Como nos editais anteriores tanto da Lei Paulo Gustavo e da Pnab na Paraíba, o Prêmio Hip Hop Paraíba prevê a existência de cotas raciais, de gênero e regionais. Dessa forma, 25% dos selecionados serão pessoas negras, 10% serão pessoas indígenas e 5% serão pessoas com deficiência.

Haverá ainda critério diferenciado de pontuação para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, idosas, em situação de rua e que integrem povos e comunidades tradicionais. As vagas também são direcionadas de forma proporcional para cada uma das 12 regionais de cultura, considerando para tanto a população existente em cada uma.

Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, destacou o fato de que todo o edital foi gestado a partir de diálogos com as pessoas do próprio segmento, que pactuaram aquilo o que eles entendiam melhor para o setor. “Foi uma ação conjunta entre o poder público e o segmento do hip hop paraibano. Uma série de encontros e de debates que foram travados coletivamente, ouvindo e acatando as sugestões dos artistas que seriam afetados e beneficiados com a premiação. Um diálogo democrático que enriquece e fortalece a Pnab enquanto política pública de fomento à cultura”, destacou.

Já para Sofia Roque, gerente operacional de Mecanismos de Fomento da Secult-PB, a premiação tem o objetivo principal de reconhecer a contribuição cultural de agentes e grupos do segmento hip hop na Paraíba. “Queremos contemplar as diversas iniciativas individuais e coletivas relacionadas ao hip hop”, explicou.

Outras ações - Para além do Prêmio Hip Hop Paraíba, outras duas iniciativas vão ser realizadas pela Secult-PB ainda em 2024 com foco no segmento do hip hop, que somados vão chegar a um investimento total de R$ 2,4 milhões.

Isso porque vão ser investidos também R$ 1 milhão para a implantação do Centro de Referência do Hip Hop Paraibano, que vai ser instalado no bairro do Varadouro, em João Pessoa, e mais R$ 400 mil para a realização da Caravana Paraíba Hip Hop, estimulando assim a circulação e o intercâmbio entre artistas de toda a Paraíba. As especificações sobre essas duas ações ainda serão divulgadas em breve.