Governo da Paraíba inspeciona obras do Hospital Regional de Guarabira com representantes do BID

publicado: 24/07/2024 17h05, última modificação: 24/07/2024 17h05
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.50.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.51.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.51 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.52 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.52 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.52 (6).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.52 (4).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-24 at 14.33.52 (5).jpeg

Representantes do Programa de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram, nessa terça-feira (23), as obras do Hospital Regional de Guarabira (HRG), no Brejo paraibano, para supervisionar o andamento da reforma e ampliação da unidade que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba. A visita aconteceu durante a Missão de Supervisão, realizada anualmente pelo BID, principal financiador das obras.

Na inspeção, os integrantes das três entidades puderam conhecer as instalações que já estão em construção, e averiguar, in loco, as áreas que serão ampliadas. A visita também possibilitou o diálogo direto com a diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, e com representantes da construtora responsável pelas obras sobre o cronograma físico-financeiro e prazos para a entrega do equipamento, cujos investimentos ultrapassam R$ 31 milhões.

De acordo com a coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, que avaliou a supervisão das obras como uma agenda positiva, a reforma do HRG é um marco histórico na Paraíba. “Podemos afirmar que o Governo do Estado, com recursos do BID e do Amar, vai entregar à população um novo hospital, moderno e totalmente equipado. É um novo momento, não só pelo avanço das obras, mas também pela chegada da PB Saúde na gestão do hospital”, afirmou.

Além de contar com a primeira maternidade de média e alta complexidade do Brejo, com centro de parto normal humanizado, a unidade também vai operar com um centro de diagnóstico por imagem (CDI), hemodiálise, bloco cirúrgico, setor para atendimentos de urgência, entre outros ambientes, ampliando significativamente o número de leitos hospitalares em todos os setores. Com a ampliação, o número de leitos passará de 115 para 185. Já o total de salas de cirurgia será de seis. Atualmente, a unidade conta com duas salas para procedimentos cirúrgicos.

Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, o investimento na ampliação do HRG representa, para além da regionalização dos serviços, a humanização da saúde nos equipamentos geridos pela Fundação, em parceria com o Governo do Estado. “Após o término da obra, estaremos entregando uma unidade pronta a fazer atendimentos maternoinfantil de alto risco, evitando que gestantes e puérperas tenham que se deslocar para outras regiões do Estado para o atendimento, preenchendo um vazio assistencial importante nessa região”, destacou Ilara.

O novo Hospital Regional de Guarabira vai atender, além dos guarabirenses, demandas de outros municípios circunvizinhos, vinculados à 2ª Região de Saúde, ampliando também a referência da rede maternoinfantil, evitando o deslocamento para os serviços da capital. Ao todo, serão cinco salas de quarto pré-parto, parto e puerpério (PPP), 16 leitos destinados às Unidades de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) e às Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), além de 12 leitos de enfermaria pediátrica.

Projeto Amar - O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), desenvolvido pelo Governo do Estado, é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba, com melhorias na oferta de serviços essenciais e com o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado. Além disso, o projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também busca contribuir para a agenda de inovação por meio do financiamento de novas tecnologias em saúde.