Notícias

Governo da Paraíba finaliza ferramenta para auxiliar agricultores

publicado: 22/03/2024 12h28, última modificação: 22/03/2024 12h28

O Dia Mundial da Água (22 de março) chega com uma ótima notícia para os agricultores paraibanos: já está na fase final de elaboração a ferramenta que vai ajudar a escolher a hora certa de iniciar as plantações e as melhores culturas de plantio para cada região. O Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira), desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em parceria com o Projeto Cooperar, deve ser lançado até o fim de julho.

De acordo com o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Loureiro, a plataforma vai permitir que o agricultor programe semeaduras e colheitas com mais segurança. “Teremos 96 estações meteorológicas automáticas monitorando o tempo e o clima em toda a Paraíba. Neste momento, já temos 80 em funcionamento e as outras 16 estão na fase de verificação e calibração do sistema. Os paraibanos terão todas as informações na palma da mão, pois os dados ficarão disponíveis em aplicativos para os sistemas Android, IOS e também no site da Aesa”, destacou Porfírio. O Seira é desenvolvido com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial.

As estações seguem os padrões da Organização Meteorológica Mundial e trabalham enviando dados para a Aesa a cada dez minutos. “São equipamentos altamente tecnológicos que conseguem caracterizar o clima com muita precisão. Tanta precisão que vamos até monitorar os microclimas das 23 microrregiões da Paraíba. De forma prática: a estação capta e envia informações da umidade do solo, pressão atmosférica, quantidade de chuvas do período, radiação solar, temperatura do ar, temperatura do solo, direção e velocidade do vento”, detalhou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno de Medeiros.

Semana da Água – Nessa quinta-feira (21) a coordenadora do Fundo Estadual de Recursos Hídricos da Aesa, Lovania Werlang, ministrou a palestra “Impactos Ambientais na Bacia Hidrográfica” na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Sul, em João Pessoa. A programação da reunião contou ainda com uma visita técnica ao rio Gramame.

Nesta sexta-feira (22) será realizada no município de Boqueirão a reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba e será ministrada pela Aesa a palestra “Impactos Ambientais do Uso da Bacia Hidrográfica sobre a Barragem”. A programação da Semana da Água terá ainda o 7º Abraço das Águas no açude Epitácio Pessoa. Para a capital paraibana está programada uma visita técnica ao Laboratório de Hidráulica da UFPB com os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul.

Live – Na próxima terça-feira (26), às 9h, as meteorologistas Carmem Becker e Marle Bandeira realizam a live “Água e Clima – Perspectivas Climáticas” no canal da Aesa no Youtube. Entre os temas abordados estarão: a influência do El Niño no tempo e clima da Paraíba, quantidade de chuvas esperadas para o próximo trimestre, a atenuação da seca no Cariri paraibano e o papel da Aesa no monitoramento hidroclimático.