Governo da Paraíba entrega novo Tomógrafo para a população de Catolé do Rocha e região

publicado: 22/08/2024 17h42, última modificação: 22/08/2024 17h42
WhatsApp Image 2024-08-21 at 09.10.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-21 at 09.10.57 (3).jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dando continuidade ao processo de interiorização da saúde, ampliou a rede de tomógrafos estadual com a oferta do serviço de tomografia no Hospital Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha. O aparelho, que realiza diagnósticos de doenças de forma não invasiva e através de imagens, teve investimento de mais de R$ 1 milhão, e irá beneficiar mais de 118 mil habitantes em 10 cidades do sertão paraibano.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a instalação do equipamento é mais uma ação do processo de regionalização da saúde, que concretiza a oferta de serviços para todo o Estado. “A chegada desse aparelho é mais um compromisso do governo estadual, para ampliar a assistência de alta complexidade no sertão. Além disso, também iniciamos a construção do Centro de Hemodiálise, em Catolé do Rocha, para os pacientes dialíticos de toda a região, dessa forma, eles não precisarão viajar grandes distâncias para fazer seu tratamento. A unidade contará com estrutura especializada capaz de realizar esses atendimentos”, explicou.

Já a gerente executiva da Atenção Especializada da SES, Dayana Sampaio, destacou que a instalação do tomógrafo vai garantir diagnósticos mais seguros, resultantes do acesso à alta tecnologia. “Nós realizamos essa obra com o parecer técnico da equipe de engenharia clínica, que acompanhou presencialmente todo o processo de implantação. O tomógrafo, que possui 16 canais, é um marco para nossos sertanejos”, pontuou.

Atualmente, a rede estadual conta com 15 aparelhos, com previsão de ser expandida a quantidade para 21, com a chegada de mais seis equipamentos distribuídos nas 3 Macrorregiões de Saúde. Serão entregues, três equipamentos na 1ª Macro; três na 2ª Macro; e na 3ª Macro, além do tomógrafo no Hospital de Catolé do Rocha, recentemente, também foi entregue um aparelho para a cidade de Pombal.

O processo de interiorização da Saúde avança com a oferta de serviços de média e alta complexidade para todos os 223 municípios, proporcionando o mínimo deslocamento da população. As ações de regionalização estão sendo executadas por meio de programas como o Coração Paraibano, Opera Paraíba, Paraíba Contra o Câncer e pelos serviços de telemedicina implementados pela saúde do estado.