Notícias

Governo da Paraíba encerra Painel Paraibano de Mudanças Climáticas nesta quinta e sexta, em João Pessoa

publicado: 16/09/2024 16h22, última modificação: 16/09/2024 16h22

A última etapa do Painel Paraibano de Mudanças Climáticas vai acontecer em João Pessoa nesta quinta (19) e sexta-feira (20), em alusão ao Dia Estadual de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Após passar por Sousa (etapa Sertão), Monteiro (etapa Borborema) e Campina Grande (etapa Agreste), agora o evento encerra a sua 3ª edição na Fundação Casa de José Américo (FCJA), na capital paraibana.

A ação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Durante o primeiro dia do Painel, na quinta-feira (19), será realizada uma reunião técnica com especialistas da área, professores, pesquisadores e representantes de instituições, quando serão discutidos os problemas ambientais e as soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na Grande João Pessoa.

Já na sexta-feira (20), haverá a culminância de tudo o que foi discutido, em um momento que fará alusão ao Dia Estadual de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, quando serão apresentados os resultados da reunião técnica. 

O evento é destinado aos gestores públicos (municipais, estaduais e federais), juristas, professores, pesquisadores e estudantes universitários, empresários que atuem com a economia verde ou mercado verde e demais públicos interessados.

Sobre o painel - O evento conta com plenárias nas quatro mesorregiões da Paraíba, com o objetivo de ouvir a população acadêmica e a comunidade local na busca de soluções sustentáveis para os impactos climáticos.

Foram realizadas três até o momento. A primeira aconteceu em Sousa, no último dia 15 de agosto, etapa onde foi discutida em destaque a importância da computação verde, também conhecida como TI verde. A segunda etapa aconteceu no último dia 22 de agosto, que teve como pauta principal a agricultura familiar e o abastecimento rural. Já a terceira etapa ocorreu em Campina Grande, no último dia 6 de setembro, com abordagem principal no uso da tecnologia para soluções sustentáveis.