Governo da Paraíba e Ministério da Saúde realizam oficina de implementação do cuidado farmacêutico

publicado: 28/05/2024 17h11, última modificação: 28/05/2024 17h11
WhatsApp Image 2024-05-28 at 11.22.26.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-28 at 11.22.29.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde, está promovendo a “Oficina estadual de implementação do cuidado farmacêutico no SUS”, nesta terça (28) e quarta-feira (29), no auditório do Conselho Regional de Medicina, em João Pessoa. As atividades contam com a participação de técnicos da assistência farmacêutica especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo estado.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Redes de Unidades de Saúde da SES, Patrick Almeida, a implementação do cuidado farmacêutico é uma política pública de assistência à saúde que visa melhorar a assistência farmacêutica na Paraíba. “Não só do ponto de vista da dispensação de medicações, como também, a coordenação do cuidado e do controle da dispensação. Hoje, a partir dessa oficina, a Paraíba dá mais um passo à frente no caminho da saúde plena”, pontuou.

Segundo a farmacêutica e consultora técnica do Ministério da Saúde, Agnes Gossenheimer, as oficinas de implementação do cuidado farmacêutico vêm sendo realizadas desde o ano passado em todo país. A Paraíba é o sexto estado. “É um prazer estarmos aqui conhecendo os serviços de cuidado farmacêutico já realizados no estado e também será uma grande oportunidade para pensarmos juntos em novas estratégias aqui no território”, disse.

Para a gerente executiva de assistência farmacêutica da SES, Wênia Brito, a oficina será um grande divisor de águas na prática assistencial dos farmacêuticos do estado da Paraíba. “No sentido de remodelar, reorganizar as nossas práticas assistenciais, de modo que coloquemos o usuário como o centro da nossa atenção, para que possamos estar, de forma integrada com a comunidade, com a família, com a equipe multiprofissional, organizando plano terapêutico e fazendo o seguimento de cuidado desses pacientes que utilizam os medicamentos, sobretudo os de alto custo ou aqueles que utilizam e recebem da Farmácia Básica, enfim, de todos que necessitam de cuidado, orientação para que, de fato, nós tenhamos um atendimento eficaz, seguro e de qualidade “, concluiu.

O cuidado farmacêutico, dentro dos serviços destinados aos usuários do SUS, é responsável por conscientizar os pacientes em relação à utilização adequada dos medicamentos, sobretudo na atenção especializada, quando os pacientes podem apresentar condições complexas, que requerem um tratamento medicamentoso intensivo e de longo prazo. O intuito da assistência direcionada é promover melhorias na qualidade de vida dos usuários, redução de custos em saúde e controle de desperdícios.