Notícias

Governo da Paraíba discute estratégias de vacinação contra a dengue com 14 municípios da 1ª Região de Saúde

publicado: 15/02/2024 15h30, última modificação: 15/02/2024 15h30
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2024-02-15 at 15.16.22 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-15 at 15.16.22 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-15 at 15.16.22 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-02-15 at 15.16.22.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), representada pelo Núcleo Estadual de Imunizações, realizou reunião de alinhamento técnico para estratégias de vacinação contra a dengue, em 2024, nos 14 municípios da 1ª Região de Saúde. Participaram coordenadores de imunização dos municípios; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB); Coordenação de Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde e apoiadoras institucionais do Projeto Vacina Mais Paraíba. Após a reunião, a SES distribuiu as 37.040 doses da vacina Qdenga para os 14 municípios, que iniciarão a operacionalização da vacinação no público-alvo – as crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos.

A maioria dos municípios iniciará a vacinação a partir da próxima segunda-feira (19). Cada município tem autonomia para definir a data do início da vacinação e as estratégias que serão utilizadas para vacinar o público-alvo.

Durante a reunião, foi apresentado o cenário epidemiológico da dengue na Paraíba; os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde para a definição dos municípios que receberão a vacina nesse primeiro momento; foi detalhada a importância de realizar a busca ativa para vacinação nos ambientes escolares e disponibilização da Qdenga nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família e destacados os detalhes técnicos da vacina, além da meta estabelecida pelo MS de vacinação de 90% e a importância de repassar todas as informações para os profissionais das Salas de Vacina.  

Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, no encontro, foram definidas as estratégias de cada município. “Ficou pactuado com esses municípios que irão realizar a organização de sua rede para iniciar a vacinação o quanto antes no público de 10 a 14 anos”, falou.

Em João Pessoa, a vacinação contra a dengue começa na próxima segunda-feira (19). O chefe de Imunização da capital, Fernando Virgolino, disse que a vacina será aplicada em todos os pontos de vacinação. “Todas as Unidades de Saúde da Família; Policlínicas municipais; Centro municipal de imunização e outros pontos estratégicos, com horários estendidos, como o Shopping Sul, Ferreira Costa e Shopping Tambiá. É importante que as pessoas saibam que a vacina contra a dengue são duas doses. Três meses após a primeira, é necessário retornar para tomar a segunda dose”, pontuou.

A coordenadora de Imunização de Lucena, Suélida Rafaela, informou que, em seu município a vacinação também terá início na próxima segunda-feira (19). Além dos postos de saúde, a estratégia de vacinação também ocorrerá nas escolas. “À medida que as aulas forem começando, faremos a busca ativa nas escolas com o objetivo de vacinar o maior número de crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 14 anos”, disse.

Os critérios para a escolha dos 14 municípios, foram: municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos; predominância do sorotipo DENV-2 e maior número de casos no monitoramento 2023/2024. Baseado nesses critérios, os municípios que receberão a Qdenga são: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado. 

A população alvo para a vacinação é formada por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, que tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Óbito - Uma paciente de 24 anos, residente do município de Camalau, portadora de obesidade, que apresentou quadro de febre, exantema e plaquetopenia associado à dor abdominal intensa, seguido de plaquetopenia e derrame pleural, com sorologia IgM positiva para dengue (25/01/24), evoluiu com óbito.

No momento, há um óbito em investigação para Chikungunya. Um homem de 57 anos, residente do Município de Sapé. Um óbito foi descartado para dengue no município de Santa Rita.