Notícias

Governo da Paraíba conclui atualização do Cartão Alimentação na Região de Mangabeira

publicado: 22/07/2024 12h08, última modificação: 22/07/2024 12h16
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2024-07-19 at 10.05.07.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-19 at 10.05.10.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-19 at 10.05.13.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-19 at 10.05.04 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-19 at 10.05.08.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está concluindo a atualização cadastral do Programa Cartão Alimentação. Na semana passada, a ação ocorreu na Região de Mangabeira, no período de 16 a 19, no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa, e atendeu os beneficiários residentes nos bairros do Altiplano, Bancários, Boa Esperança, Castelo Branco, Cidade Verde, Colinas do Sul, Gramame, Aratu, Costa e Silva, Dubai, Jacarapé, José Américo, Mangabeira, Miramar, Mussumagro, Praia da Penha, Santa Bárbara, Timbó e Valentina de Figueiredo. 

O Programa Cartão Alimentação beneficia atualmente 52 mil famílias, em 141 municípios. É um programa socioassistencial com concessão de auxílio financeiro para famílias em situação de extrema pobreza. Criado pelo Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), ele foi regulamentado através da Lei Estadual N° 12.166, de 20 de dezembro de 2021.

Todo dia 10 de cada mês, o Cartão Alimentação recebe um crédito no valor de R$ 50,00, não cumulativo. Esse crédito é válido para uso, exclusivo, na rede de estabelecimentos credenciados ao Programa, em todo território paraibano. Os mercados são identificados com banner do programa em sua fachada. O valor creditado no cartão do Programa Cartão Alimentação deve ser utilizado para compras de alimentos. A gestão do uso do valor é de responsabilidade do beneficiário, podendo ser utilizado entre o dia 10 até o último dia do mês.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, avaliou como positiva a etapa de atualização cadastral do Cartão Alimentação realizada na capital. “Finalizamos o processo de atualização cadastral do Cartão Alimentação em João Pessoa, um processo de extrema importância para continuidade de Programa, por garantir ao beneficiário a assertividade na tomada de decisões da política de atendimento às pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e são atendidas pelo Programa. Com a atualização dos dados, é possível garantir um melhor atendimento, utilizando essa base também para garantia da chegada de novas políticas públicas a esses beneficiários, como cursos profissionalizantes, acesso ao mercado de trabalho e todos os demais serviços do Governo Estadual. Ao todo, estamos atualizando os dados em 141 municípios atendidos pelo Programa. Lembrando que é fundamental a atualização, sob risco de bloqueio do benefício, caso não seja feita a atualização. Ressalto ainda a importância desse Programa, que hoje beneficia mais de 52 mil paraibanos”, declarou a secretária.

A gerente Executiva de Segurança Alimentar, Telma Virgínia, avalia como extremamente positiva o momento que vivemos nesse último mês, que foi o início do processo de atualização dos cadastros dos beneficiários do Programa Cartão Alimentação. “Os beneficiários de João Pessoa compareceram de maneira ordeira, rápida, organizada. É uma ação extremamente planejada, onde a gente pode atualizar os dados dessas pessoas e com isso a Secretaria pode fazer um planejamento mais assertivo de futuras ações que nós queremos levar para essas famílias e conhecer e saber quem são e onde estão torna o processo muito mais ágil”.

A senhora Maria Elenita da Conceição, 63, moradora do bairro Valentina de Figueiredo, mãe de quatro filhos, conseguiu realizar a atualização do Cartão Alimentação. “Graças a Deus eu consegui fazer a atualização. O Cartão ajuda muito, porque o alimento é bom, e toda ajuda é bem-vinda quando não temos dinheiro”, comemorou dona Elenita.

Já dona de casa Terezinha Felipe dos Santos, 38, solteira, que também reside no Valentina de Figueiredo, mãe de três filhos, fala dos benefícios proporcionado pelo Cartão Alimentação. “É muito bom porque a gente sempre precisa de dinheiro para comprar alguma coisa, e nem sempre tem dinheiro, e o cartão é muito necessário”, afirmou Terezinha.