Notícias

Governo da Paraíba amplia serviços da Funad em Pombal para atender usuários de municípios da região

publicado: 23/03/2024 16h11, última modificação: 04/04/2024 12h26
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-03-23 at 14.48.57 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-03-23 at 14.48.57.jpeg
WhatsApp Image 2024-03-23 at 14.48.55.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da  Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, inaugurou nessa sexta-feira (22) uma extensão da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), na cidade de Pombal (13ª GRE) com serviços do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), e também o Centro de Atendimento ao Autista (CAA), que presta o serviço de referência a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Este Centro, que funcionará dentro da Escola Cidadã Integral e Técnica (Ecit) Monsenhor Vicente Freitas, contará com neuropedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, educador físico e assistente social, com capacidade para atender 250 autistas dos municípios de Pombal, Vista Serrana, Condado, São Bentinho, Cajazeirinhas, Paulista, São Domingos e Lagoa.

A presidente da Funad, Simone Jordão, explicou que  também será implantado um centro de libras, para  que profissionais da educação aprendam a língua brasileira de sinais. “É tão necessário pra que a gente garanta a acessibilidade das pessoas surdas, principalmente os estudantes da escola”, comentou.

Simone relatou que muitas vezes a Secretaria de Educação, o Estado ou os municípios querem contratar um intérprete para acompanhar um aluno surdo dentro da escola e esses municípios não dispõem desse profissional. “É um serviço extremamente importante que vai melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias”, destacou a presidente da Funad.

Para o secretário executivo de Colaboração com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Erivonaldo Alves, essa é uma iniciativa que fortalece a educação no estado. “Ampliar e descentralizar esse serviço faz com que todos os paraibanos ganhem na qualidade da educação, na qualidade dos profissionais que atuam nessas áreas”, disse.

De acordo com o secretário, esta é uma iniciativa muito importante, pois a língua brasileira de sinais é a segunda língua oficial do Brasil e é preciso capacitar os profissionais para trabalharem com as pessoas que necessitam. “Atender municípios do sertão paraibano mostra a sensibilidade, o amor e a transformação para cada um de vocês”, completou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, disse durante a solenidade que é possível ir muito mais além garantindo acessibilidade e inclusão para as famílias que necessitam tanto dessa atenção. “Esta é uma correção histórica, um reconhecimento a região que tanto precisa desses serviços, desses profissionais”, ressaltou a secretária.