Governo conclui ciclo de oficinas de adesão ao Sisan nesta semana

publicado: 05/03/2018 00h00, última modificação: 06/06/2019 15h50

O Governo do Estado promove, nesta terça (6) e quarta-feira (7), em Guarabira e Cuité, as VII e VIII Oficinas de Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As oficinas estão sendo executadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio do Projeto Consolidação e Gestão do Sisan, com o intuito de oferecer informações e assessoria técnica para que os municípios paraibanos possam aderir ao Sistema.

Incentivar a integração dos municípios ao Sisan tem sido uma das preocupações da secretária Cida Ramos, devido à interface que a Segurança Alimentar possui com a Política de Assistência Social, cuja finalidade é garantir o atendimento às necessidades básicas e prevenir situações de vulnerabilidade que afetam as famílias. A adesão ao Sisan proporciona facilitadores para que seja garantido o acesso à alimentação adequada, pois possibilita a ampliação das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Na última semana foram realizadas mais duas oficinas, uma em Sumé, onde estiveram presentes 17 representantes de 12 municípios da 5ª região; e outra em Campina Grande, que reuniu 63 participantes de 35 municípios, da 6ª , 12ª , 5ª e 3ª regiões geoadministrativas. Com as oficinas, a equipe do projeto conclui a primeira etapa de seu plano de trabalho, tendo realizado a mobilização dos diferentes municípios paraibanos e diagnosticado a situação de segurança alimentar de cada um deles.

Sarah Araújo de Lucena, técnica do Sisan, relatou como tem sido a experiência nessa primeira fase de execução do projeto: “A mobilização e o diagnóstico nos permitiram saber quais municípios estão com as etapas burocráticas para adesão mais adiantadas e quais precisarão de maior impulsionamento. Sumé, por exemplo, é uma grande referência, já possui um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, em vigor há dois anos, e irá realizar agora a primeira avaliação desse documento, conseguiu aprovar um orçamento específico para Segurança Alimentar, além de promover a integração com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e com as diferentes secretarias para promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada”.

Os municípios que não puderam comparecer às oficinas já realizadas em suas regionais, poderão participar da VII e VIII. Confira locais de realização:

VII Oficina de Adesão ao Sisan-Guarabira

06/03, às 9h – 2ª Gerência Regional de Saúde, à rua Pe. Hidelbrando Marques, S/N, Bairro Novo, por trás da Policlínica Municipal.

VIII Oficina de Adesão ao Sisan- Cuité

dia 07/03 às 9h – Rua Petrônio de Figueiredo, s/n, Centro.

registrado em: , ,