Governo conclui atividades da Semana Estadual do Controle Interno

publicado: 25/02/2019 09h28, última modificação: 25/02/2019 09h29
P_20190218_085028_vHDR_On_Easy-Resize.com.jpg

- Foto: Secom-PB

Mais de mil servidores estaduais participaram, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, da segunda edição da Semana Estadual do Controle Interno (SECI), promovida pela Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP). O encontro, realizado no auditório do Sebrae, em João Pessoa, recebeu participantes do Governo do Estado e de alguns municípios, como João Pessoa, Cabedelo, Conde, Monteiro, Pedras de Fogo e Gurjão.

Durante o evento, servidores do Governo do Estado da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAG), CGE e Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA), ministraram palestras e workshops sobre diversas temáticas, abrangendo conteúdos de processos de rotina dos servidores estaduais.

Segundo o secretário-chefe da CGE, Gilmar Martins, o Governo do Estado passa por mudanças administrativas significativas e a Semana Estadual do Controle Interno busca capacitar os servidores a fim que eles acompanhem essas mudanças e ampliem a qualidade do serviço público. “A administração pública vem se modernização, se voltando à tecnologia da informação e este é um caminho sem volta, que teremos que percorrer. As dificuldades irão ocorrer, mas alcançaremos os nossos objetivos”, pontuou o secretário ao anunciar as palestras ministradas neste último dia da II Semana Estadual do controle interno.

Durante toda semana, os servidores participaram de palestras e workshops sobre o processo de convergência contábil e a integridade contábil do SIAF, Transparência, Serviço de Informação ao Cidadão, Carta de Serviços, Planejamento da contratação, Aspectos jurídicos e práticos da Lei do sistema integrado do controle interno do estado da Paraíba; a responsabilidade dos gestores e servidores no âmbito da administração pública; Recomendações de auditoria; Aditivos contratuais; Ética e Compliance; E-social; Usabilidade do sistema SIGO / SIGBP; Aspectos relevantes das dispensas e inexigibilidades de licitação; Conciliações bancárias; Declarações obrigatórias para envio à Receita Federal e Regularidade Fiscal e Administrativa.

Apresentações: A última manhã de atividades do evento apresentou o tema ‘E-Social’ - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista, ministrado pela gerente de desenvolvimento de pessoas da SEAD, Nara Barreto. De maneira objetiva, Nara buscou apresentar as etapas que todo o Governo terá que realizar para se adequar às recomendações da implantação do E-social. Em sequência, o gerente da CGE, Márcio Lacet, discursou sobre os controles que a CGE adota a fim de manter a regularidade fiscal e administrativa no âmbito do poder executivo estadual.

Já o período da tarde, dedicado aos workshops, tratou de maneira mais prática os temas: Sistema de gestão de convênios e contratos de repasse – SINCONV, ministrado pelo diretor de gestão estratégica da SEPLAG, Álvaro Paiva; e o tema ‘Conciliações bancárias’, apresentado pela gerente executiva de registro contábil da administração direta, Samay Amorim, o gerente executivo de registro financeiro, Robson Leite, e as técnicas administrativa, Tarsylla Rodrigues e Naira Arcanjo.

Ao final do encontro, a superintende da Espep, Luciane Coutinho, agradeceu a presença de todos e convidou os participantes a participarem dos novos cursos oferecidos pela escola. “Agradecemos a todos que se dispuseram a vir, participar e aprender com a gente. E ressaltamos que a Espep está com a programação de cursos abertas para os próximos meses para os servidores darem continuidade ao aperfeiçoamento de suas atividades”, pontuou Luciene.

Além da parceria com a Espep, o evento contou com o apoio da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - CODATA, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, a São Braz e o Sebrae.