Governo comemora Dia do Extensionista com feira e mostra da agricultura familiar

publicado: 05/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 14h50
emater-dia-do-extensionista-feira-agricultura-familiar-2.jpg
emater-dia-do-extensionista-feira-agricultura-familiar-7.jpg

O Dia Nacional do Extensionista Rural foi comemorado nesta quinta-feira (6), em Campina Grande, com diversos eventos, numa iniciativa do Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada (Emater/Interpa/Emepa), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, a exemplo da VII Mostra Regional da Agricultura Familiar e a Primeira Feira Estadual do Mel, reunindo apicultura de vários municípios. Ainda houve o lançamento do livro “Extensão Rural: Experiências, Pesquisas e Sindicalismo”, organizado por extensionistas da Emater.

O evento teve como objetivo promover um espaço de valorização e diálogo da agricultura familiar paraibana. Nesse sentido, foram montados os ambientes de comercialização dos mais diversos produtos como mel, flores, artesanatos, frutas, verduras e legumes, doces, derivados do leite, franco. Em outro ambiente, no mesmo local, destinou-se ao diálogo entre os empreendimentos/cooperativas da agricultura familiar, parceiros institucionais e principalmente a sociedade civil.

“Comemoramos o Dia do Extensionista, esse profissional que está no dia a dia no campo dialogando e realizando ações para a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras”, comentou José Sales Junior, coordenador regional da Emater em Campina Grande. O coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins, também esteve presente ao evento, testemunhando a assinatura de mais um projeto de financiamento pelo Banco do Nordeste no total de R$ 15 mil, para a ampliação da produção de mel de abelha uruçu do agricultor José Geraldo Trajano.

O coordenador estadual das feiras da Emater, Severino Henrique de Lima, informou que, até o final deste mês, serão instaladas mais cinco novas feiras em diferentes municípios paraibanos, chegando ao total de 75 unidades em funcionamento em todo o Estado, todas com o acompanhamento dos extensionistas rurais. O assessor estadual de comercialização da Emater, Flávio Müller Borghezan, e a coordenadora do Nucom, Eliezia Paulino, também participaram do evento, ao qual também estavam presentes vários autores do livro.

Na ocasião, o agrônomo Verneck Abrantes representou o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, destacando o trabalho que vem sendo realizado em todo o estado visando o fortalecimento da agricultura familiar. A agricultora e artesã Socorro Soares, presidente da Associação dos Artesãos de Natuba, falou em nome de todos os agricultores presentes.

A Banda de Pífano Cantores da Colina, composto por integrantes do Centro de Convivência da Prefeitura de Campina Grande, todos na melhor idade, se apresentou durante o evento.