Notícias

Governo capacita supervisores do Programa Criança Feliz de 35 municípios

publicado: 07/10/2019 16h31, última modificação: 07/10/2019 16h31
1 | 3
Fotos: Luciana Bessa
2 | 3
3 | 3
sedh capacita supervisores do programa crianca feliz foto luciana bessa (1).JPG
sedh capacita supervisores do programa crianca feliz foto luciana bessa (2).JPG
sedh capacita supervisores do programa crianca feliz foto luciana bessa (3).JPG

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para sua formação. Comprometido com esta fase das crianças paraibanas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está reunindo a partir desta segunda-feira (7) até sexta-feira (11) supervisores do Programa Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social)/Programa Criança Feliz de 35 municípios para capacitação sobre a metodologia “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança(CDC)”.

A coordenadora do Programa na Paraíba, Rafaella Sitcovsky, explica a metodologia CDC: “Neste módulo vamos trabalhar a importância do cuidar e do brincar, sem a centralidade do brinquedo. Isso para que o visitador ao realizar a visita faça com que o cuidador ou a cuidadora compreenda a necessidade disso para o fortalecimento do vínculo com a criança”.

A capacitação, de 40 horas de duração, realizará, além dos momentos de formação teórica, quatro atividades práticas. Os supervisores visitarão uma creche no município de Rio Tinto para num primeiro momento trabalhar diretamente com a criança. Em outro dia, também na creche, a atividade será de observação de um cuidador em sua prática. A terceira atividade prática acontecerá na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), local da capacitação, e será a observação dos cuidados com uma criança com deficiência. Para finalizar as práticas os supervisores voltarão a Rio Tinto para realizar visitas domiciliares.

A supervisora Eudislania Paulino Martins, do município de Bonito de Santa Fé, destacou os aspectos positivos da formação continuada. “As orientações da primeira capacitação já foram repassadas para os visitadores e visitadoras da equipe. Estamos melhorando a atenção e o planejamento das atividades, pois com algumas mudanças na metodologia é preciso também realizar adequações”.

Sobre o novo módulo, a supervisora comenta que “a expectativa é grande, pois na metodologia CDC vamos pensar as fases do desenvolvimento da criança e as atividades que podem ser desenvolvidas pelo cuidador. Eu, que já atuei como visitadora e agora estou na supervisão, vejo tudo com uma nova responsabilidade. Mas tenho certeza que as ideias que construímos nas outras capacitações acrescidos desta fortalecerão nossas práticas”.

O Programa Primeira Infância no Suas / Programa Criança Feliz tem foco na intervenção no contexto familiar e social, atentando para necessidades de cuidado de crianças na primeira infância, a preparação para a parentalidade responsiva, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a integração das redes setoriais de proteção no território, atuando na prevenção de situações de negligência e vulnerabilidade sociais.

O Programa Primeira Infância no Suas/Programa Criança Feliz atende gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do PBF e CadÚnico, e crianças de 0 a 6 anos, atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).