Notícias

Governo capacita novos supervisores municipais do Programa Criança Feliz

publicado: 16/09/2019 16h42, última modificação: 16/09/2019 16h42
1 | 5
Fotos: Luciana Bessa
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
sedh programa crianca feliz foto luciana bessa (1).JPG
sedh programa crianca feliz foto luciana bessa (2).JPG
sedh programa crianca feliz foto luciana bessa (4).JPG
sedh programa crianca feliz foto luciana bessa (5).JPG
sedh programa crianca feliz foto luciana bessa (6).JPG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou nesta segunda-feira (16) uma capacitação para novos supervisores municipais do Programa Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social) / Programa Criança Feliz. Os novos supervisores de cerca de 30 municípios serão capacitados pela equipe estadual do programa sobre a metodologia introdutória, que é o “Guia para a visita domiciliar”. 

O Guia apresenta o passo a passo de como deve acontecer a visita domiciliar. Mas, segundo a coordenadora do Programa na Paraíba, Rafaella Sitcovsky, para entender como acontece essa visita é preciso entender também um pouco da política da assistência social, do funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), saber a necessidade de conhecer o território e as famílias e suas configurações. 

Uma das atribuições dos supervisores presentes na capacitação desta semana é a de ser multiplicador e assim também capacitar os visitadores, que são aqueles que estão cotidianamente fazendo as visitas às famílias e trazendo as devolutivas para as supervisões, para que essas possam trabalhar na rede. 

Para a assistente social e supervisora do Programa, no município de Olivetos, Maria Betânia, a capacitação é de fundamental importância pra quem está chegando ao programa. “Mesmo com o acompanhamento teórico do Guia, precisamos de uma orientação de pessoas que já trabalham na função pra dividir experiências e aprender não só na teoria, mas ter referências da prática”, comentou. 

O Programa Primeira Infância no Suas / Programa Criança Feliz tem uma estratégia intersetorial de intervenção no contexto familiar e social, com vistas ao atendimento integral das necessidades de cuidado de crianças na primeira infância, a preparação para a parentalidade responsiva,  ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a integração das redes setoriais de proteção no território, atuando na prevenção de situações de negligência e vulnerabilidade sociais. 

Sobre os desafios do programa, a coordenadora Rafaella destacou o de fazer com que as pessoas compreendam que ele é um programa da política da assistência social. E ainda: “que o Cras é a referência do programa, que ele tem um território, que o indivíduo não pertence ao programa, mas que ele está inserido na política. O Programa Criança Feliz tem dois pilares, a visitação e a intersetorialidade, que é você trabalhar as diversas políticas em prol da primeira infância. É preciso compreender que estamos na rede e devemos enfrentar o desafio de trabalhar efetivamente nela”, enfatiza a coordenadora. 

A capacitação será encerrada na próxima sexta-feira (20). A equipe estadual do programa já estrutura um novo módulo de capacitação para o mês de outubro, que será sobre os “Cuidados para o desenvolvimento da criança.” 

O Programa Primeira Infância no SUAS / Programa Criança Feliz   é consequência da lei nº 13.257 de 08 de março de 2016 e foi instituído pelo Decreto nº 8.869 de 05 de outubro de 2016. O Programa atende gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 0 a 3 anos, beneficiárias do PBF e CadÚnico, e crianças de 0 a 6 anos, atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).