Notícias

Governo apresenta projeto para implantação da Escola de Saúde Pública

publicado: 11/11/2019 16h31, última modificação: 11/11/2019 16h31
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
ses pb ganha escola de saude publica (3).jpg
ses pb ganha escola de saude publica (1).jpg
ses pb ganha escola de saude publica (4).jpg
ses pb ganha escola de saude publica (5).jpg
ses pb ganha escola de saude publica (6).jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), está promovendo uma Oficina para apresentação do “Projeto de apoio ao fortalecimento e ampliação das Escolas Estaduais de Saúde Pública”, nesta segunda (11) e terça-feira (12), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Torre.

A Escola de Saúde Pública da Paraíba é uma ação prevista no plano do Governo do Estado e no Plano Estadual de Saúde, aprovado na semana passada, pelo Conselho Estadual de Saúde. “A nossa escola será implantada no próximo ano e a SES dará todo respaldo para que isso aconteça, pois a Paraíba será bastante beneficiada por meio da formação, capacitação e qualificação de muitos profissionais de saúde para as demandas do SUS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

“A nossa missão aqui é ofertar a possibilidade de cenários e promover um debate sobre a competência de cada um”, declarou o assessor técnico do Conass, Haroldo Pontes, que informou que, no próximo dia 10 de dezembro, a equipe do Conselho retorna com o resultado do trabalho, feito a partir desta oficina.

No primeiro momento, houve a apresentação de uma pesquisa, com todos os detalhes das 15 Escolas vinculadas às Secretarias de Estado da Saúde, existentes em todo país, para os gerentes e secretários executivos e secretários gerais. Foram informados todos os detalhes para a implantação, a exemplo do Projeto de Lei que deverá passar pela Assembléia Legislativa.

A Escola de Saúde Pública da Paraíba será implantada no Cefor. “A Paraíba vive um processo de evolução. A SES vem apoiando a proposta do Governo do Estado da transformação do Cefor em Escola de Saúde Pública. Tal proposta trará como benefícios o fortalecimento da educação em saúde no estado, seja pela perspectiva da educação permanente ou da educação continuada. A ESP trabalha na dinâmica de qualificar e formar profissionais para o SUS. Uma vez se tornando ESP, o Cefor  conseguirá capilarizar melhor a educação e a saúde no estado, otimizando os processos formativos”, observou a diretora geral do Cefor, Vanessa Meira.

As Escolas de Saúde Pública têm como missão qualificar trabalhadores de saúde, de acordo com as necessidades estaduais de saúde; coordenar e implementar a política de educação permanente em saúde no estado e produzir e disseminar conhecimentos para o fortalecimento do SUS.