Governo apoia eventos que fortalecem os investimentos para produtores rurais

publicado: 27/04/2023 16h34, última modificação: 27/04/2023 16h34

Com o objetivo de buscar cada vez mais oportunidades para que o agricultor familiar possa ter acesso às políticas públicas e ao conhecimento de oportunidade de investimentos em negócios nas suas propriedades, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), vai apoiar e participar de cinco eventos  destinados ao produtor rural durante este final de semana, em municípios do Brejo e do Cariri paraibano.

Em Alagoa Nova, Barra de Santana, Santa Cecília, Umbuzeiro e Natuba ocorrem eventos ligados à pecuária caprina e na produção agrícola. São eventos em que os produtores rurais têm oportunidade para troca de experiências e melhorar suas atividades agropecuárias.

Na cidade de Natuba, durante a semana, acontece a Festa da Uva, quando os agricultores e visitantes podem conhecer as potencialidades desta cultura. Em Barra de Santana, acontece o 1º AgroBarra Rural, com cursos, palestras, exposição de artesanato, hortifrutigranjeiros e derivados de animais.

No município de Santo André, acontece a Festa da Cabra Rainha 2023, uma realização da Prefeitura municipal e da Associação de Caprinos e Ovinos do município, juntamente com diversos parceiros, com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Empaer, Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

As Festas de Santa Cecilia e de Umbuzeiro, entre outras atividades, contemplam a criação de caprinos que, como vem acontecendo em anos interiores, com a assistência da Empaer tem melhorado as produções de leite. Em Alagoa Nova, durante a semana, está acontecendo a Festa do Produtor Rural, inclusive com a realização do Dia de Campo sobre a produção do milho na última quarta-feira.

“Nestes eventos, todos já tradicionais em seus municípios, vários extensionistas rurais estão presentes para fazer atendimentos aos produtores. São eventos que permitem a geração de mais recursos nas cidades”, afirmou o gerente regional da Empaer em Campina Grande, Ailton Francisco dos Santos, onde estão inseridos os municípios, menos Alagoa Nova.

Lembrou que as prefeituras fazem os investimentos para a realização dos eventos e a Empaer está presente na organização, promovendo palestras, ministrando cursos, orientando os produtores rurais, mostrando as oportunidades de investimentos. “O importante é que os agricultores participem para conhecer o que está sendo oferecido para melhorar suas atividades nas propriedades”, comentou.