Governadora em exercício reúne equipe da Saúde e destaca avanços no atendimento à população

publicado: 18/11/2019 16h36, última modificação: 18/11/2019 16h36
Fotos: Júnior Fernandes
governadora em exercico com equipe da saude_foto junior fernandes (1).jpg
governadora em exercico com equipe da saude_foto junior fernandes (2).jpg
governadora em exercico com equipe da saude_foto junior fernandes (3).jpg
governadora em exercico com equipe da saude_foto junior fernandes (4).jpg

A governadora em exercício Lígia Feliciano se reuniu, nesta segunda-feira (18), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com representantes dos núcleos operacionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ocasião em que foi apresentado um panorama geral das ações desenvolvidas pelo órgão, em 2019, e os projetos que serão executados nos próximos anos. Este ano, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 908 milhões na área, em ações que envolvem reformas, ampliações e aquisições de equipamentos e medicamentos.

De acordo com a governadora em exercício, a reunião teve o objetivo de debater as políticas públicas para o setor e buscar melhorias para assegurar a qualidade do atendimento prestado à população paraibana. “Nós nos reunimos com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado quando foi feito um balanço do segmento e percebemos os avanços em várias áreas, como na questão de transplantes, e destacamos o projeto Opera Paraíba, que visa acabar com a fila de cirurgias eletivas na Paraíba, e as ações envolvendo a Rede Cuidar. Nós trabalhamos no desafio de reduzir a mortalidade materna e fiz questão de reunir os profissionais da Saúde porque como mulher e médica, sei da importância desse cuidado”, pontuou.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que o encontro foi uma oportunidade de demonstrar todas as ações desenvolvidas pela Pasta para fortalecer a rede hospitalar estadual e assegurar a regionalização da saúde.  “Nós tivemos várias ações de sucesso, como o aumento substancial no número de transplantes, pois a Paraíba se tornou referência no incremento no número de doação de órgãos e de transplantes; e o Opera Paraíba, que está iniciando seu funcionamento em 12 unidades hospitalares do Estado e contemplará a população que precisava realizar uma cirurgia eletiva e não conseguia. Além disso, disponibilizamos 18 ambulâncias para diversas cidades do Estado e realizamos as campanhas de sarampo e arboviroses no sentido de sensibilizar a população para aderir à vacinação”, explicou.

Dentre as ações que visam fortalecer a rede hospitalar estadual estão em andamento as obras de reparo nos hospitais de Itaporanga, Piancó, Coremas e Sousa. Para o próximo ano, estão previstos investimentos na nova Frei Damião, no Hospital de Trauma de Campina Grande e nos hospitais regionais de Guarabira e Patos.

Participaram da reunião, responsáveis pelas coordenadorias da Vigilância em Saúde, da Rede Cuidar, de Transplantes e de Engenharia, além de representantes dos hospitais Dom José Maria Pires, Frei Damião, Edson Ramalho, Clementino Fraga e Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira.