Governadora de Pernambuco destaca combate à fome e obras estruturantes na pauta do Consórcio Nordeste

publicado: 20/01/2023 13h13, última modificação: 20/01/2023 13h13
WhatsApp Image 2023-01-20 at 13.04.52.jpeg

"Comida no prato não tem ideologia, emprego não tem ideologia, a gente precisa ter uma pauta comum que atenda à população do nosso Nordeste", destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em reunião do Consórcio Nordeste nesta sexta-feira (20) em João Pessoa.

Segundo ela, esse é o momento para que o Brasil possa enxergar o grande potencial que a região tem como parte da solução para o Brasil. "É uma região que ao longo dos anos ficou para trás e nós precisamos garantir investimentos em obras estruturantes, além do acesso à água, à moradia e a articulação de programas que possam enfrentar o nosso principal desafio atualmente, que é a superação da pobreza e o combate à fome", disse.

A governadora destacou ainda que a região é cheia de bons exemplos que podem e merecem ser compartilhados, como as iniciativas em energias renováveis no Rio Grande do Norte, o Porto Digital em Pernambuco e o turismo em Alagoas. "Sempre que nós pensarmos que vamos resolver um problema sozinhos vamos estar redondamente enganados. O Nordeste brasileiro é parte da solução do país", afirmou.

A reunião dos governadores do Nordeste teve como agenda principal a definição de pautas conjuntas para apresentação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 27.

A entidade também tem atuado no sentido de buscar e compartilhar investimentos para projetos integradores nas áreas de desenvolvimento econômico, infraestrutura, meio ambiente, articulação política e jurídico-institucional, desenvolvimento social, ciência, tecnologia e inovação, segurança pública e administração penitenciária, desenvolvimento da gestão e comunicação pública e estatal.