Gestores de serviços discutem planejamento da Saúde para 2020

ses reune gestores para planejamento 2020 foto ricardo puppe (1).jpg
ses reune gestores para planejamento 2020 foto ricardo puppe (2).jpeg
ses reune gestores para planejamento 2020 foto ricardo puppe (2).jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando um evento para apresentar o Plano Anual de Saúde do Estado (PAS), que irá nortear as ações dos próximos quatro anos de gestão de saúde na Paraíba. O evento, voltado para diretores de serviços e gerentes regionais de saúde, acontece no auditório da Funad, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), das 8h às 17h. Estão sendo apresentadas as diretrizes que visam melhorar os indicadores da saúde pública no Estado, bem como a oferta de serviços para a população, por meio de palestras, oficinas e exposição de atividades exitosas na saúde do Estado.

Nesta quarta-feira (14), durante as palestras da manhã, foi apresentado o Plano Estadual de Saúde de vigência 2020 - 2023 e entre os temas abordados estiveram: regionalização da rede hospitalar, eficiência no aproveitamento de recursos, reestruturação das unidades de saúde especializada no interior do Estado e a Ouvidoria como elo de comunicação entre o cidadão e a gestão.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, é necessário pensar a saúde pública dentro de uma forma mais eficiente e moderna. "É preciso que façamos a gestão do hospital público abrangendo os modelos dos particulares, abrangendo os princípios da legalidade e economicidade", reforçou o secretário.

Para o diretor geral do Hospital Geral de Mamanguape, Daniel Gonçalves, o evento é uma oportunidade ímpar de conhecimento e aprendizado. “Todos os temas trabalhados aqui convergem para a gestão e o cuidado com o paciente, com um atendimento ético e humanizado, nos eixos do SUS”, pontuou o diretor. “Estão todos os gestores de hospitais do Estado, conhecendo as realidades uns dos outros e trocando experiências uma prestação de serviços adequada”, finalizou.

Ainda de acordo com o secretário estadual de Saúde, ao longo deste ano, alguns hospitais já foram contemplados com novos equipamentos, a exemplo do Hospital de Guarabira, que já começou a realizar cirurgias laparoscópicas. "Os hospitais precisam ter resolutividade. A ideia de regionalização da saúde visa não centralizar apenas em João Pessoa e Campina Grande, mas atender a população mais próxima de seu domicílio", explicou o secretário.

O Plano Estadual de Saúde visa consolidar a política de gestão estadual, congruente com as necessidades do municípios e regidas pelo Ministério da Saúde. Dentro das metas assumidas estão: reduzir a mortalidade por doenças crônicas, morbidade por arboviroses, por causas externas e a mortalidade materna e infantil. "Nós estamos fazendo gestão para a população", afirmou a secretária executiva, Renata Nóbrega, durante a apresentação das diretrizes.

A capacitação técnica reúne líderes da equipe diretores de serviços de saúde, gerentes regionais e executivos em busca de avanços na Paraíba. Nesta quinta-feira (14) será realizada uma mostra de experiências exitosas nas unidades de saúde do Estado, além da continuidade das oficinas para o plano de 2020.