Notícias

Gestores da Segurança Pública recebem treinamento no TCE para aperfeiçoar prestação de contas

publicado: 28/03/2019 16h49, última modificação: 28/03/2019 16h49

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, o secretário executivo, Lamark Donato, e gestores da pasta receberam na manhã desta quinta-feira (28) orientações técnico-administrativas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a fim de aperfeiçoar a qualificação do corpo de servidores com vistas à prevenção de ocorrências irregulares na análise de atos da gestão, que vai até 31 de dezembro de 2022. O evento aconteceu no Espaço Cidadania Digital, do TCE, em João Pessoa, e foi realizado após solicitação do secretário Jean Nunes ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Arnóbio Alves Viana.

Durante a reunião, foram apresentadas demonstrações de ferramentas e sistemas disponibilizados pelo TCE, com o objetivo de atualizar os participantes sobre a necessidade de fiel observância e cumprimento das normas emanadas pelo tribunal.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, a decisão de solicitar o treinamento para as gerências da secretaria no que se refere à prestação de contas surgiu a partir de uma análise em que observou a possibilidade de trazer melhorias nos processos internos da pasta. “O objetivo principal é trazer proximidade entre o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria, fazer um acompanhamento mais próximo e mais presente das nossas atividades diárias, das nossas rotinas e processos e, com certeza, e esse é o nosso objetivo maior, trazer maior tranquilidade, mais equipamentos, melhor estrutura”, ressaltou Jean Nunes. Ainda de acordo com o secretário, estiveram presentes no encontro todas as gerências em que tramitam os processos internos de aquisição e de contratos.

O Espaço Cidadania Digital é um projeto a serviço do controle social dos atos e gastos públicos, idealizado e desenvolvido com a participação de universidades, e o propósito é contribuir com o aprimoramento, expansão e difusão de programas e aplicativos do TCE, em âmbito estadual e nacional.

O auditor de contas públicas André Agra, destacou a importância das possibilidades de se fazer parcerias para desenvolver e utilizar tecnologias para contribuir no fortalecimento da segurança pública da Paraíba. “A ideia é que a gente consiga, usando as ferramentas digitais que estão sendo desenvolvidas pelo Tribunal de Contas junto com as universidades da Paraíba, acompanhar em tempo real toda a performance da gestão pública e, no caso específico da segurança pública, permitir que o gestor faça interferência de forma mais rápida, mais efetiva, e já conseguir melhorar a gestão pública da secretaria de segurança”, destacou o auditor.