Gestores da Saúde participam de oficina do Observatório da Gestão Estadual do SUS

publicado: 09/10/2019 09h19, última modificação: 09/10/2019 09h20
Observatório_1.jpeg
Observatório_3.jpeg
Observatório_4.jpeg

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, nessa terça-feira (8), da primeira Oficina de Análise de Situação de Saúde com Estados do Nordeste do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz. A agenda faz parte do Projeto Observatório da Gestão Estadual do SUS e aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR).

A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explica que a oficina foi planejada com técnicos da Fiocruz, em especial com o Centro de Estudo e Pesquisa, e tem o objetivo de buscar estratégias de cooperação para os processos de formação em saúde e o processo observatório da gestão estadual. “O principal ponto é buscar as estratégias de fortalecimento da Gestão Estadual e apoio aos secretários municipais de saúde da Política Estadual de Saúde”, afirmou.

De acordo com o consultor da Fiocruz, André Bonifácio, o projeto foi apresentado na primeira reunião dos secretários de saúde estaduais no Consórcio Nordeste, quando ainda estava sendo elaborado o Consórcio Saúde. Ele explica que o Observatório é uma estratégia de acompanhamento da Gestão Estadual do começo ao fim, identificando o conjunto de iniciativas que o Estado tem para que possa ser verificada como o mesmo está efetivamente implementando os projetos em desenvolvimento. Em outras palavras, é uma leitura estratégica sobre o trabalho desenvolvido pela SES.

“Ele tenta integrar ações, fazer uma leitura integrada dos processos e trazer algumas alternativas de qualificação como iniciativa de formação, pesquisa, de leitura de determinadas situações. Não trouxemos aqui um modelo pronto. A ideia é que a gente possa construir junto com a SES e, acima de tudo, qualificar a equipe gestora para os ciclos de gestão futuro”, pontua.

Na parte da manhã, a pesquisadora do CEE, Joyce Schramm, ministrou oficina sobre Análise de Situação de Saúde – Elementos para Gestão. À tarde, houve debate em plenário com os participantes da oficina para discutir e pontuar as temáticas de trabalho do projeto, onde e como o Observatório pode trabalhar. Como encaminhamento para o próximo encontro ainda a ser definido ficou a consolidação das demandas e produção de planilha de custos.

Joyce avaliou como positiva a participação da SES nesse primeiro encontro e disse que existe um caminho que está sendo construído. “Neste momento estamos desenhando o projeto, desenhando estratégias. Algumas coisas ainda não estão definidas. O que sabemos é que vai ter campo de qualificação sim. Vamos pensar agora de que forma ela pode acontecer, se através de curso, oficina ou uma construção coletiva. De forma que a gente possa subsidiar essa governança estadual e essas definições de metas e ações do estado da Paraíba”, completou.