Notícias

Gestão dos Recursos Hídricos da Paraíba é destaque em evento na Espanha

publicado: 23/04/2024 12h27, última modificação: 23/04/2024 12h28
1 | 2
2 | 2
diretor presidente da Aesa Porfírio Loureiro na Espanha3.jpeg
diretor presidente da Aesa Porfírio Loureiro na Espanha2.jpeg

Os avanços na gestão dos recursos hídricos da Paraíba foram apresentados no evento Governança da Água realizado na Espanha. A exposição foi realizada pelo diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, que representou o Governo do Estado no encontro internacional, entre os dias 14 e 21 de abril.

O diretor-presidente da Aesa realizou duas apresentações. Na primeira, foram explicados os principais marcos das governanças nacional e estadual dos recursos hídricos; os desafios e as oportunidades de avanços na gestão dos recursos hídricos. “Mostramos de forma resumida como o Governo do Estado realiza o aperfeiçoamento legal e normativo dos instrumentos de gestão, os estudos para gestão das águas transpostas entre bacias, a captação de investimentos externos, os avanços no monitoramento e a utilização de novas tecnologias”, elencou Porfírio.

No segundo momento foi detalhado o funcionamento do Novo Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira). “A plataforma ajudará os agricultores a programar os plantios e as colheitas com mais segurança. Disponibilizaremos um robusto banco de dados com potenciais cenários climáticos e agrícolas em cada município paraibano”, destacou Porfírio. O Seira é desenvolvido pela Aesa, em parceria com o Projeto Cooperar, com recursos do Governo do Estado e do Banco Mundial. A plataforma deve ser lançada até o fim de julho.

O encontro Governança da Água foi realizado nas cidades de Madrid, Barcelona e Valência com o objetivo de apoiar os esforços das autoridades latino-americanas para fortalecer a governança e a gestão dos recursos hídricos, aprendendo com a experiência e as soluções adotadas na Espanha e em outros países da região.

“A Espanha tem avançados sistemas de reaproveitamento de água da chuva na zona urbana e também possui planos muito bem elaborados para enfrentar longos períodos de estiagem. Também nos chamou a atenção a terceirização de etapas importantes da gestão, tratamento e distribuição da água”, informou Porfírio.

Apenas três estados integraram a delegação brasileira no evento espanhol: Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. Organizado pela Prática Global de Água em colaboração com o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico da Espanha, o encontro reuniu autoridades espanholas, especialistas setoriais do Banco Mundial e representantes de oito países latino-americanos.