Funesc recebe Workshop de Dança-Movimento Terapia ministrado por Judith Esperanza

publicado: 12/07/2022 16h29, última modificação: 12/07/2022 16h29

Entender o corpo como um fator de modificação psíquica e um meio primário de comunicação humana, vivenciar a dança e o movimento, como instrumentos de desenvolvimento pessoal. Estes são alguns dos objetivos do workshop Dança-Movimento Terapia, que a psicóloga Judith Esperanza vai ministrar em João Pessoa, nesta quarta-feira (13), com apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A vivência acontece na sala 4 do mezanino 2 (acesso pela rampa 1) e é aberta ao público, sem inscrição prévia.

A atividade tem como público-alvo profissionais e estudantes das áreas da saúde e da dança e a todos que se interessam pela dança e o movimento como recursos na busca da harmonia mente/corpo, da potencialização da criatividade e expressividade.

A Dança-Movimento Terapia (DMT) resulta da união de dois campos do saber: a dança e a psicologia. É uma psicoterapia expressiva que utiliza o movimento como um processo para promover a integração emocional, cognitiva e física da pessoa. Privilegia a comunicação não-verbal e intervém sobre o corpo relacional e simbólico, através do qual o indivíduo desenvolve um processo criativo de crescimento pessoal e de ligação de aspectos somáticos e psicológicos. E é um instrumento simples e poderoso que permite, através de um gesto, um movimento, melhorar o próprio modo de ser e estar, física e mentalmente no mundo.

Judith Esperanza - Psicóloga, Dança-movimento terapeuta e naturopata, fundadora e diretora do Centro de Formação Internacional de Dança-Movimento Terapia (CEFIDDMT). Possui formação em Dançaterapia pelo método de Maria Fux e em Dança-Movimento Terapia pela “Associazione Sarabanda” (Milão – Itália).

Possui especialização em Gestal-Terapia pelo Instituto SEDES Sapientae – SP, bem como em Somatic Experiencing® de resolução de traumas. Estudou Focusing, e outros cursos na área de Psicoterapias Expressivas. Faz a Pós-graduação de Análise do movimento na Faculdade Angel Vianna - RJ e Formação em LMA (Laban Movement Analysis) para DMTs na Asociación Española De Danza Movimiento Terapia – ADMTE, na Espanha, bem como é pós-graduanda de Psicomotricidade na Faculdade Três Marias.

Atualmente dirige o Curso de Formação em DMT no Centro de Formação Internacional de Dança-Movimento Terapia (CEFID-DMT), ministra seminários, workshops e supervisão em Dança-Movimento Terapia, ministra aulas de DMT nas Pós-graduações de Cuidados Integrativos da UNIFESP, do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e nas Pós Graduações de “Psicoterapia Junguiana”, “Psicogerontologia” e “Recursos Corporais e Artísticos – Jung & Corpo” na UNIP.

Trabalha com o Projeto “Prevenção de violência e bullyng na escola, através da DMT”, além de se dedicar ao atendimento grupal e individual como dança-movimento terapeuta e como psicóloga.

Workshop de Dança-Movimento Terapia

Com Judith Esperanza

Data: Quarta-feira 13/07, 19h às 21h

Sala 04 (rampa 1) – Espaço Cultural