Fundação Casa de José Américo realiza seminário sobre preservação da memória

publicado: 17/03/2023 10h31, última modificação: 17/03/2023 10h31
IMG-20230316-WA0020.jpg

A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, realiza o seminário de estudos em torno do Projeto de Preservação de Memória e Difusão Educativa e Cultural do Acervo da FCJA. A atividade, que conta com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), é acompanhada pela professora e historiadora paulista Rosa Godoy, que já atuou na Universidade Federal da Paraíba, como professora e pró-reitora. Na próxima quarta-feira (22), às 9h, Rosa fará uma palestra sobre "Preservação da Memória do Acervo da FCJA: estado da arte", aberta ao público.

Até lá, Rosa Godoy acompanhará o grupo, por meio de reuniões preliminares diárias com a coordenação de projetos e sub-projetos, que debaterão os seguintes temas: ‘O modernismo na Paraíba: a revista  Era Nova e a novela Reflexões de uma Cabra’, ‘Manuscritos de José Américo: identificação e descrição de documentos’, ‘A Paraíba e seus problemas: permanências e transformações’, Acervo audiovisual da FCJA: imagem e memórias’, ‘Partitura de uma história pela democracia: as conexões artísticas e políticas entre José Siqueira e José Américo de Almeida”.

Rosa Godoy, paulista de Jundiaí, é graduada em História pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado em História Social, doutorado em História Econômica e Pós-Doutorado em História. Fez especialização em Estudos Internacionais pela Université de Nice (França). Morou em João Pessoa ao longo de 30 anos, desempenhando diversas funções na UFPB, Governo do Estado e outras entidades.