Notícias

Fundação Casa de José Américo realiza 5º Seminário Sítios de Memória

publicado: 18/09/2022 10h14, última modificação: 18/09/2022 10h15
ARTE SÍTIOS site.png

A Fundação Casa de José Américo, por meio do Memorial da Democracia, vai realizar o 5º Seminário Sítios de Memória e Consciência, com o tema central "Conectando Saberes: Democracia e Resistência”, no período de 20 a 22 de setembro. O evento será virtual e poderá ser assistido pelo Youtube FCJA oficial.

A conferência de abertura "Coalizão Internacional de Sítios de Consciência - formação e intercâmbio de saberes", será às 10h, nesta terça-feira (20), proferida por Sílvia Fernández (Global Networks Program Director), com mediação de Gabriela Betaldo ( Prolam-USP/REBRAPESC). 

Às 14h, ocorre a mesa de abertura com o tema "Grupos e Agendas de Pesquisa sobre as memórias da Ditadura e os Sítios de Memória e Consciência no Brasil", com as seguintes participações: Arqueologia da Repressão e da Resistência - UFPel/Unicamp, Lugares de Memórias - USP, Gestão de Acervos e Direitos Humanos -UFRGS, Núcleo de Estudos sobre Memória e Patrimônio em Lugares de Sofrimento NEMPLuS/UFPEL, Sítios de memória e consciência: passados traumáticos, esfera pública e democracia - REBRAPESC. A mediação será de Ana Paula Brito - UFRGS/REBRAPESC e comentarista da rede: Virgínia Vecchioll UFSM/ REBRAPESC.

Na quarta-feira (21), às 14h, mesa 2 - Memórias Monumentais? "Disputas e conflito em torno de representação de memórias sociais no espaço público (ditadura, escravidão e gênero)", com Josemeire Alves Pereira - FLACSO, Gegê Leme Joseph - Sênior Program Manager, África, Latin América and Theo Caribbean Coalition e Paula Janovitch - Demonumenta (SP). A mediação será de Fernanda Rocha (FCJA/Memorial da Democracia da Paraíba - REBRAPESC). Comentarista da rede: Amália Santos - Escola da Cidade SP/REBRAPESC.

Na quinta-feira (22), às 14h, mesa 3 - "Acesso às Fontes: Retrocesso e Perdas do Direito à Memória", com João Ricardo Dornelles - PUC/RJ e Inês Stampa - Arquivo Nacional. A mediação é de Lúcia Guerra (FCJA/Memorial da Democracia da Paraíba - REBRAPESC). Comentarista da rede: Giovane Jardim - IFRS Erechim/REBRAPESC.