Fundação Casa de José Américo promove palestra sobre difusão cultural

publicado: 15/07/2024 10h05, última modificação: 15/07/2024 10h05

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 9h, a palestra ‘Reflexões Sobre Difusão Cultural’, proferida pela professora de Arquivologia Kátia Isabelli Melo, da Universidade de Brasília (UnB). Aberto ao público, o evento será realizado no Auditório Juarez da Gama Batista, no Anexo I da FCJA, à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.

A palestra promovida pela FCJA é realizada em parceria com as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secitec) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).

Doutora em ‘Documentación: Archivos y Bibliotecas en el entorno digital’, da Universidad Carlos III, Kátia Isabelli é mestre em ‘Memória Social e Documentos’, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense, UFF.

Ela é membro do Conselho Editorial da Revista Cenário Arquivístico, da Associação Brasiliense de Arquivologia, e professora adjunta da Universidade de Brasília. Atuou como analista legislativo/arquivista na Câmara dos Deputados. Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em políticas públicas nos arquivos, atuando principalmente nos temas arquivista, mercado de trabalho, visibilidade profissional, usuários dos arquivos e difusão.

No último dia 9, a professora Kátia Isabelli esteve na FCJA para acompanhar uma visita técnica. Cinco dias antes, também nas dependências da Fundação, ela participou de um encontro com a equipe da professora Lúcia Guerra, gerente executiva de Documentação e Arquivo, para um seminário de estudos sobre os documentos normativos e orientativos da instituição.