Fundação Casa de José Américo integra programação da Semana Nacional do Arquivista

publicado: 19/10/2020 09h48, última modificação: 19/10/2020 09h48

A Fundação Casa de José Américo  integra a programação da Semana Nacional do Arquivista, em rodas de conversas, realizadas pela Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB) e o Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq).

A programação, transmitida pelo canal no YouTube do GEArq, visa promover um ambiente virtual propício ao debate e à reflexão de temas relativos aos arquivistas, sua formação e movimento associativo, bem como aos arquivos e seu papel social. As inscrições estão abertas até a hora do inicio da atividade do dia 20, devendo ser feita na plataforma Even3: https://www.even3.com.br/sna2020/.

Na terça-feira (20), às 9h30m, será debatido o tema "Arquivos Públicos: Dever do Estado, Direito do Cidadão", com Luiz Fernando Duarte de Almeida (TST), Naiany de Souza Carneiro (APEPB) e Gabriela Garcia (AAPB), com mediação de Ana Andréa Vieira de Castro (GEArq e UFPB).

Com mediação da gerente executiva do Arquivo da FCJA, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira, na quinta-feira (22), às 9h30, o tema Sistema de Arquivos Municipais será debatido por Ieda Pimenta Bernardes (APESP),   Priscilla Gomes (AAPB) e Josemar Henrique de Melo.

O Dia do Arquivista é comemorado no dia 20 de outubro. Além da Fundação Casa de José Américo, outros parceiros do evento são Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB), o Arquivo Geral da Prefeitura de João Pessoa e as Universidades Federal e Estadual da Paraíba.