Governo do Estado cria Centro de Cordel e de Culturas Populares

publicado: 12/11/2019 16h10, última modificação: 14/11/2019 09h47

O governador João Azevêdo criou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (11/11/2019), o Centro de Cordel e de Culturas Populares do Estado da Paraíba, cuja finalidade é salvaguardar a memória da cultura nordestina, em especial da paraibana, preservando, pesquisando e divulgando os elementos que compõem a cultura regional, no âmbito do Estado, aproximando e integrando o indivíduo às suas respectivas raízes culturais. A Fundação Casa de José Américo será a instituição que abrigará o Centro.

Instrumento didático e pedagógico, o Centro de Cordel vai dinamizar acervos específicos da cultura popular, promover o ensino-aprendizagem das ciências humanas, pesquisa, articular academias de cordel e dar visibilidade aos cordelistas paraibanos. Com a sua criação, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa do Plano Estadual de Cultura.

O Centro de Cordel e de Culturas Populares é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e será composto por três setores com os seguintes objetivos: 1- Núcleo de Literatura de Cordel Leandro Gomes de Barros (reunirá estudos e pesquisas, na área de cultura popular, incluindo acervos bibliográficos, para atendimento aos usuários); 2- Núcleo de Saberes e Fazeres Populares Neuma Fechine (acervos de peças artesanais, elementos regionais paraibanos, que provoquem o encantamento através do lúdico); 3 - Cordelteca (dar visibilidade aos cordelistas paraibanos, registrando seus depoimentos de vida, realçando suas experiências profissionais e produções artísticas).

Outros objetivos do Centro de Cordel são otimizar os acervos dos referidos Núcleos, como fontes para apoio e desenvolvimento de pesquisa; dinamizar os acervos específicos em cultura popular, através de oficinas, cantorias, campanhas, palestras, seminários, exposições, cursos entre outros.