Notícias

Fundac reestrutura e reabre consultório odontológico do complexo CEA/CEJ

publicado: 27/12/2021 17h45, última modificação: 27/12/2021 17h45
1 | 3
2 | 3
3 | 3
IMG-20211227-WA0065.jpg
20211227_164534.jpg
20211227_164312.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) reestruturou o consultório odontológico do complexo Centro Educacional do Adolescente (CEA)/Centro Educacional do Jovem (CEJ) e retomará o atendimento de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, garantindo sua saúde bucal. 

A reabertura do consultório aconteceu durante visita do secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, à unidade socioeducativa, juntamente com a presidente da Fundac, Waleska Ramalho. Na ocasião, estiveram presentes o diretor administrativo, Breno Lemos; da diretora técnica, Débora Raquel; da coordenadora do eixo Saúde, Monalisa Cartaxo; da coordenadora de Odontologia, Nádja Inglide; e da dentista bucomaxilofacial, Denise Xavier, além dos diretores da Unidade, Marcos Bento e Luciana Gomes.

Segundo Breno Lemos, diretor administrativo da Fundac, a reabertura do consultório odontológico no complexo CEA/CEJ é mais um avanço da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, que disponibiliza tratamento bucal para os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas em João Pessoa. “Nosso intuito é desenvolver um trabalho mais humanizado e restaurar a dignidade dos socioeducandos, contribuindo para o seu bem estar e dando mais agilidade aos atendimentos”, explicou.

Waleska Ramalho, presidente da Fundac, ressalta que a conquista é resultado de um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, na pessoa do secretário Tibério Limeira, que reforça o compromisso do Estado com a Política de Socioeducação e assegura a saúde/saúde bucal dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

“Com a reestruturação do consultório odontológico do complexo CEA/CEJ podemos promover a conscientização sobre a importância da saúde bucal, com o objetivo de prevenir o surgimento de doenças na cavidade oral, como também tratar aquelas doenças já presentes, tudo isso na própria unidade socioeducativa. O que para nós é um ganho inestimável diante do objetivo de prestar uma assistência cada vez mais completa aos adolescentes e jovens da Fundação”, avaliou Monalisa Cartaxo, coordenadora do eixo Saúde da Fundac.

Para Nádja Inglide Lima de Brito, dentista e coordenadora do setor de odontologia, a reabertura do consultório é um marco na política de ressocialização do Estado. “Hoje, encontramos um espaço estruturado e equipado, graças a uma gestão que se preocupa com a política de ressocialização, que valoriza a odontologia e sabe da importância do serviço, sendo esse primordial e indispensável dentro das unidades, onde a maior demanda e queixa dos internos na área de saúde é referente à bucal”, disse.

Nadja enfatizou ainda que, muitas vezes, é na ressocialização que o interno tem acesso ao serviço de odontologia pela primeira vez. “Sendo assim, o consultório odontológico dentro da unidade é um avanço e terá um grande impacto na qualidade de vida dos socioeducandos”, comentou a dentista.

INÍCIO DAS ATIVIDADES – Durante toda a semana anterior a reabertura do consultório odontológico, a equipe da coordenação de saúde bucal realizou visita às alas e blocos do CEA e CEJ, com intuito de ouvir as queixas, realizando consultas e exames clínicos de cada interno.  Sendo assim, o tratamento será iniciado conforme a classificação de prioridade.  

“Nesse consultório reestruturado, os internos serão beneficiados com restauração dentária, extrações, limpeza e prevenção, entre outros serviços. E, acima de tudo, com um quadro funcional qualificado e humanizado, pois essa é a política de ressocialização que acreditamos”, concluiu Nádja Inglide.