Notícias
Fundac realiza Projeto Circuito Verão para socioeducandos durante férias escolares
Cinema, esporte, oficinas de música e de canto, design de sobrancelhas, recreações diversas compõem o Circuito Verão, evento promovido pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac) para jovens e adolescentes em cumprimento de medida em todas as unidades socioeducativas do Estado. Por meio da Diretoria Técnica (Cultura, Esporte e Lazer), as ações, iniciadas na última segunda-feira (3), acontecem todos os dias em dois turnos. A programação se prolonga até o dia 4 de fevereiro.
Para o coordenador de Esporte Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, o objetivo principal é preencher a lacuna das férias escolares com um projeto que estimule a convivência pacífica dos adolescentes/jovens com restrição e privação de liberdade, bem como promover o bem-estar e a saúde mental e física, despertando habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos integrais, conscientes e dispostos a assumir uma conduta protagonista ao longo das suas vidas.
Nilton Santos, que também é o autor do projeto, acrescentou que a iniciativa também mobiliza toda comunidade socioeducativa (educadores, agentes socioeducativos, oficineiros e técnicos) para realização dessa rotina pedagógica direcionada para o esporte coletivo, o acesso à cultura popular e regional e a práticas de lazer pedagógico que materializa a pedagogia da presença na unidade. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.
A programação desta quarta-feira (5) nas unidades socioeducativas começou com ações diversificadas que se estenderam ao longo do dia. No Centro Educacional do Adolescente (Internação Provisória)-CEA/JP teve oficina de canto e prática esportiva para revelar campeões. No CEA/Sousa, a programação também seguiu a prática esportiva (projeto Revelando Campeões) e oficina de música.
No Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), além da exibição de curtas, por meio do Cine Transformar, houve o momento da visita dos familiares. No Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina), as internas também receberam a visita de familiares e participaram da oficina de design de sobrancelhas e, no Centro Educacional do Jovem (CEJ), a programação incluiu visita familiar e oficina de Hip Hop. Na Semiliberdade, a ação envolveu recreação diversificada e no Complexo Lar do Garoto e Internação Provisória, em Lagoa Seca, a pauta foi esportiva, por meio do projeto Revelando Campeões.