Notícias

Fundac realiza projeto ‘Sarau Mulheres de Luta’ na unidade Semiliberdade

publicado: 21/03/2019 17h33, última modificação: 21/03/2019 17h33
Fundac sarau na semiliberdade reeducandas (4).jpg

Música e poesia encantaram internos, familiares, técnicos, professores, agentes e direção da Semiliberdade. Foi a edição do projeto ‘Sarau Mulheres de Luta’, que homenageia mulheres no mês dedicado a elas. A ação, protagonizada pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac), por meio da Diretoria Técnica e os eixos Esporte, Arte, Cultura e Família, levou emoção, alegria e integração na unidade.

Com apresentações intercaladas entre música e declamações poéticas, o sarau mexeu com a emoção dos presentes que ouviam com atenção poesias e falas que destacavam o valor da mulher e enfatizava que a violência de qualquer tipo tem que ser considerada crime.

O psicólogo da 2ª Vara da Infância e Juventude, Antônio Barbosa, enfatizou, em um poema de sua autoria, a temática da violência contra a mulher, qualificando atos desta natureza como crimes. Na ocasião, o psicólogo destacou a importância de eventos dessa ordem ressaltando que essas iniciativas contribuem para a integração relacional no fazer educativo fortalecendo a integração operacional no fazer socioeducativo.

O diretor da unidade, Davi Lira, também destacou esta ação como um momento marcante para a unidade socioeducativa e disse que as mulheres presentes e as mães dos internos, bem como todas as mulheres, merecem ser tratadas com carinho e respeito. Para L.M.da S., de 15 anos, que declamou junto a professora de artes, Dhyan Ursita, nunca fez poesia, mas gostou da experiência. “Nunca fiz poesia, mas acho que se parar e pensar sou capaz de fazer”, declarou.

Para o coordenador do Eixo Esporte, Arte e Cultura, Nilton Santos, o ‘Sarau Mulheres de Luta’ evidencia o papel da mulher no processo desafiador da socioeducação, na qual elas dedicam seu tempo e a sua profissão a melhoria por garantia de direitos e na construção de uma sociedade mais digna na qual ela tem seu espaço respeitado.

O ‘Sarau Mulheres de Luta’ acontece nas unidades socioeducativas desde o último sábado e segue até quarta-feira da próxima semana, sempre com declamações de poesia, performances e apresentação musical com Lilian Medeiros e Bennett Oliveira (ambos funcionários da Fundac), apresentando um repertório com canções da Música Popular Brasileira (MPB) e religiosas.

Esta ação também conta com a parceria da Escola Cidadã integral Socioeducativa, bem como da direção das unidades socioeducativas na Paraíba. O evento já foi realizado no Lar do Garoto (Lagoa Seca), no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e Semiliberdade. Na próxima semana será realizado no Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP) e no Centro Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina). Ao final do evento foi servido um lanche e distribuídos chocolates e salgados aos presentes.