Notícias
Fundac realiza capacitação de agentes socioeducativos para início do ano letivo
Com o início do ano letivo nas unidades socioeducativas do Estado, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) realizou, nessa semana uma capacitação operacional para os agentes socioeducativos recém-admitidos na instituição. A atividade contemplou todos os profissionais dos centros de atendimento socioeducativo de João Pessoa e reforçou o compromisso com a formação continuada dos servidores.
A capacitação foi dividida em duas etapas. A primeira tratou dos procedimentos de segurança no tocante aos protocolos que deverão ser colocados em prática pelos agentes socioeducativos, no espaço onde funciona a escola, já que as aulas foram retomadas de forma remota, nesta quarta-feira (21), em todas Unidades Socioeducativas do Estado.
A segunda etapa da capacitação contou com a gestão e equipe de professores da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, que tratou dos aspectos pedagógicos: diretrizes, fundamentos, contribuição, e funcionamento em meio a pandemia. Uma forma de preparar os agentes socioeducativos para que possam contribuir com a proposta da Escola no retorno futuro das aulas presenciais.
Segundo Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac e diretor técnico interino, a necessidade da capacitação aconteceu pelo fato dos agentes recém-admitidos após o concurso, ainda não terem passado por essa experiência. “É um momento de apresentar aos agentes o Plano de Segurança da Fundac e dialogar um pouco sobre ele, além de falar da efetividade do mesmo na prática cotidiana”, acrescentou.
Waleska Ramalho, presidente da Fundac, acredita que a formação é um marco que materializa um importante instrumento criado pela Instituição, em parceria com toda uma rede de compromisso com a Política de Socioeducação que é o GT Sinase, vinculado ao Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente.
“O Plano de Segurança da Fundac institui cada vez mais procedimentos organizados, técnicos operativos e, acima de tudo, que reafirmam a dignidade de toda a comunidade socioeducativa, incluindo os adolescentes e jovens privados de liberdade, assim como, assegurar a proteção dos servidores que fazem a Fundac”, explicou Waleska.
De acordo com o coordenador de Segurança da Fundac, o tenente Astronadc Pereira de Moraes, nos dois dias de capacitação, os agentes socioeducativos do Centro Educacional do Adolescente – CEA, Centro Educacional dos Jovens - CEJ, Centro Socioeducativo Edson Mota - CSE e Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha, tiveram aulas de procedimentos para a operação educacional socio pedagógica.
“Durante a formação foi entregue o Plano de Segurança da Fundac aos novos agentes e realizada uma simulação de como eles devem proceder durante as atividades curriculares e pedagógicas dos adolescentes e jovens em condição em cumprimento de medida judicial”, explicou o tenente Pereira.
“A nossa expectativa é de que os socioeducandos tenham a oportunidade e a garantia de, através do conhecimento, formularem uma nova percepção de mundo e de oportunidades, para que possam ter condições de uma vida plena quando estiverem fora das Unidades da Fundac, com novas práticas e capacidade reflexiva de suas vidas”, concluiu o coordenador de Segurança.