Notícias

Fundac realiza 3ª edição do Circuito Verão Jovem nas unidades socioeducativas

publicado: 08/01/2020 16h10, última modificação: 08/01/2020 16h10

O recesso escolar nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac, mais uma vez, abre espaço para o projeto “Circuito Verão Jovem”. A terceira edição do Projeto teve início nessa terça-feira (07), de forma simultânea, em todos os centros de atendimento socioeducativo da Fundac, levando aprendizagem e entretenimento para os jovens e adolescentes em cumprimento de medidas.

O projeto Circuito Verão Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, e da Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), que objetiva oferecer, durante todo o mês de janeiro, atividades artístico-desportivas aos socioeducandos de todas as unidades da Fundac. Uma ação coordenada pela diretoria técnica da Fundação, por meio dos eixos: Esporte, Cultura e Lazer e Diversidade.

“O objetivo principal do projeto é preencher a lacuna das férias com um projeto que estimule a convivência pacífica dos jovens internos, bem como promover o bem estar e a saúde mental e física, despertando habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos integrais, conscientes e dispostos a assumir uma conduta protagonista ao longo das suas vidas”, explicou Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer.

Segundo o coordenador, o Circuito Verão Jovem 2020 tem como foco a realização de atividades culturais de recreação, oficinas de artes cênicas, música, dublagem, cinema, contação de história, além de oficinas de esportes: futsal, basquete e futebol (incluindo a copa verão de futebol). “As oficinas artísticas estão sendo facilitadas pelo Coletivo Cara Dupla de teatro, que vem se destacando no cenário teatral através de diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais”, lembrou Nilton.

As atividades artístico-desportivas são elementos ocupacionais-pedagógicos de grande interesse dos educandos que cumprem medidas socioeducativas, por apresentarem em seu conteúdo subsídios lúdicos práticos e de fácil compreensão. Assim as artes e os esportes serão a matriz basilar da programação do Circuito Verão Jovem 2020. Além das oficinas de artes e esportes, foram inseridas pela coordenação do eixo Profissionalização as oficinas profissionalizantes de Instalações Elétricas, Pintor de Obras, Unhas Artísticas, Serigrafia e Tecelagem Manual.

Noaldo Meireles, presidente da Fundac, que já deu sua contribuição ao Projeto, ministrando oficina de bolo para as socioeducandas, no primeiro dia de atividades, acredita que, além de suprir a lacuna das férias escolares, o Projeto também estimula a convivência pacífica entre os jovens internos, e o engajamento de profissionais que trabalham diariamente nas unidades socioeducativas e que, paralelamente, desenvolvem outras atividades que podem ser levadas para os socioeducandos.

Nilton Santos lembrou ainda que no ano de 2019 houve uma crescente adesão dos socioeducandos pela área das artes cênicas. “Durante a realização do I Faces - Festival de Artes, Cultura, Educação e Diversidade da Socioeducação, podemos conferir várias apresentações cênicas, fato que motivou a incorporação das oficinas de artes cênicas neste circuito de férias de janeiro”, disse.