Notícias

Fundac lança mais uma edição do Festival Faces e do Concurso de Origami

publicado: 01/11/2023 17h34, última modificação: 01/11/2023 17h34
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
f59d9463-c8c5-487e-8ef2-d896374baf50.jpg
0e012caa-f656-49dd-9ad4-34540793e090.jpg
497f7abc-b4c2-45ae-95a8-0cd1b4721270.jpg
20915d8c-03d7-4424-966e-1781b3f28c11.jpg

 

 

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), unidade do sistema socioeducativo do Governo da Paraíba, lançou, nessa terça-feira (31), mais uma edição do Festival de Arte, Cultura, Educação e Diversidade da Socioeducação “Faces” e do Concurso de Origami, no auditório da sede da Instituição. Os projetos, desenvolvidos pela Diretoria Técnica do órgão, por meio do setor de Esporte Cultura e Lazer, são voltados para os adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais de internação e semiliberdade no Estado e visam estimular o fazer artístico-cultural dentro do sistema socioeducativo.

A 2ª edição Faces acontecerá no final da primeira quinzena de dezembro e contará com mostras nos segmentos das artes visuais, artes cênicas, música, literatura e cultura popular. O Festival busca fortalecer a identidade cultural dos socioeducandos, gerando intercâmbio de saberes e promovendo o respeito à diversidade cultural, religiosa, gênero e sexualidade.

O Festival não tem caráter competitivo e a edição traz como tema: “Direitos humanos e cultura de paz”, e contará com a participação e a representação de socioeducandos envolvidos com a produção de arte e cultura nas unidades socioeducativas do Estado, por meio de um espetáculo de variedades.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, ambos os editais lançados pela Fundac reafirmam o compromisso do Estado com a cultura, o esporte e o lazer dentro do sistema socioeducativo. “Nossa missão é mostrar que existe um caminho repleto de possibilidades para os adolescentes e jovens que passam pelo cumprimento de medidas judiciais nas unidades socioeducativas do Estado. Hoje podemos dizer que temos um sistema comprometido com a socioeducação, e essa é apenas uma ferramenta para a construção de uma verdadeira paz social”, disse.

Concurso de Origami – A V edição do Concurso de Origami também faz parte da programação da Diretoria Técnica da Fundac, por meio do setor de Esporte, Cultura e Lazer, coordenado por Nilton Santos. O Concurso, com tema: “Dando vida ao papel”, é destinado a selecionar trabalhos de arte em origami elaborados pelos adolescentes e jovens das unidades socioeducativas do Estado.

O principal objetivo do certame é o fomento da produção artesanal de peças de dobraduras de papel, estilo origami 3D, bem como o estímulo do trabalho manual como atividade ocupacional.

As inscrições para o Concurso de Origami vão até o dia 30 de novembro e serão feitas diretamente nas unidades socioeducativas, por meio do preenchimento de uma ficha de inscrição. Os origamis passarão por uma comissão julgadora composta por três membros: Lael Arruda (jornalista), Cristina Medeiros (artista plástica), Chico Noronha (jornalista) e Fernando Teixeira (ator), que avaliarão a qualidade artística, a originalidade, a criatividade e o acabamento de cada peça.

As obras vencedoras da 5ª edição do Concurso de Origami da Fundac serão incorporadas ao acervo da instituição, podendo ser utilizadas em exposições, eventos e decoração. O 1°, 2° e 3° lugares do concurso serão premiados com um tablet, e o 4° e 5° lugares ganharão um mini game.