Notícias

Fundac entrega certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a 20 socioeducandos

publicado: 22/11/2021 18h05, última modificação: 22/11/2021 18h05
1 | 3
2 | 3
3 | 3
fd4af10f-2352-4a0d-90dd-77dcd89eaec6.jpg
829079f7-f672-4324-9a45-b8d5e7c164af.jpg
62dfec4d-799b-448f-8dee-439192554b4a.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) concluiu mais uma etapa no que se refere à profissionalização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais no Estado, com a entrega de certificados a 20 socioeducandos do Complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca, que concluíram os cursos de Informática Básica, Fórmulas e Gráficos do Excel, e de Tecelagem. 

De acordo com o diretor adjunto do Complexo Lar do Garoto, Antônio Márcio, um total de 29 socioeducandos concluiu os cursos na Unidade, no entanto, durante a solenidade, 20 deles receberam certificação, sendo 14 deles pelo curso de Informática Básica, Fórmulas e Gráficos do Excel, e seis da Oficina de Tecelagem – os demais receberão os documentos posteriormente, pois durante o evento já haviam concluído suas medidas judiciais.

Janaina Oliveira, coordenadora dos cursos do Complexo Lar do Garoto, disse que os cursos aconteceram nos últimos dois meses e os socioeducandos impressionaram a equipe pela pontualidade, dedicação e assiduidade. “Estou muito feliz com esse momento de certificação, por ver o empenho dos socioeducandos em participar e agregar conhecimentos”, comemorou.

Para Andrea Cavalcanti, coordenadora do setor de Profissionalização, Trabalho e Previdência da Fundac, o acesso aos cursos e oficinas que a Instituição vem desenvolvendo em caráter pedagógico profissionalizante nas unidades socioeducativas do Estado é de grande importância para os jovens no sistema socioeducativo, uma vez que qualifica e oportuniza a muitos que têm o desejo de ter um trabalho futuro.

O coordenador pedagógico Estanley Pires Ribeiro (ECIT Francisca Martiniano da Rocha) foi um dos idealizadores do curso EAD na Unidade e acredita que a oportunidade foi mais um avanço na profissionalização dos socioeducandos. “A ideia do curso EAD surgiu como uma forma de potencializar a estrutura física que a Unidade já tinha com o laboratório de informática, o que veio a somar de forma positiva com mais uma conclusão de cursos”, disse.

O curso EAD de informática atualmente é orientado por Roseluce Sousa, que ficou impressionada com a assiduidade dos socioeducandos que desde o início não faltaram a nenhuma aula. “O interesse deles com o curso, coordenação e direção é fabuloso, por isso eles conseguem aprender e executar tudo o que viram em sala de aula”, destacou.

Lucivaldo Marcos é o professor responsável pela Oficina de Tear da Unidade e acredita que o curso tem sido um divisor de águas na vida desses adolescentes. “A tecelagem tem envolvido bastante os meninos que vêm se dedicando à oficina de forma qualificada e eficiente. Tem sido uma gratificação imensa trabalhar com tecelagem dentro da Unidade e ver o resultado final do trabalho que eles produzem, além de acompanhar a entrega dos certificados. Hoje a Fundac está de parabéns pelo trabalho de profissionalização desenvolvido nas Unidades”, comentou.

“Para nós que fazemos a direção do Lar do Garoto é de suma importância esses cursos profissionalizantes em nossa Unidade, sejam idealizados por nossa própria equipe, ou em parceria com instituições como o Ministério Público do Trabalho e Senac, que vem disponibilizando os cursos de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, além do curso de instalações elétricas em parceria com a Secretaria Estadual da Educação”, enfatizou Antônio Márcio, diretor adjunto do Lar do Garoto.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, a coordenadora técnica do Lar do Garoto, Valgerlane Santos, falou da gratidão de toda equipe técnica em poder contemplar esse momento de construção e aprendizado. “Nossa missão é possibilitar aos adolescentes e familiares perspectivas de construção concreta para o futuro profissional de todos, despertar a crença de dias melhores e acreditar que juntos podemos. Que é possível.”, concluiu.