Fundac encerra Mostra Juventude Ativa nas unidades socioeducativas do Estado

publicado: 17/08/2020 17h03, última modificação: 17/08/2020 17h03
J7.jpg
J6.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) encerrou, nesse domingo (16), a Mostra Juventude Ativa, em comemoração ao Mês da Juventude. As atividades dedicadas aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas nas unidades socioeducativas do Estado contaram com uma vasta programação interativa que teve início no dia 8 de agosto.

Segundo Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, o evento, que também marcou a retomada das atividades em todas as unidades socioeducativas do Estado, utilizou as novas tecnologias para realizar, de forma on-line, uma série de apresentações, debates, oficinas e palestras, entre outras atividades, incluindo a retomada das oficinas de tear.

“A Mostra da Juventude conseguiu despertar a atenção dos adolescentes jovens de uma forma muito positiva, pois toda a programação foi feita com elementos que interessavam aos anseios da sociedade socioeducativa, com muito bate papo com atletas e artistas, além de palestras sobre direitos e deveres dos adolescentes”, comentou o coordenador, lembrando ainda da alegria em ver o comportamento do público que buscou interagir, o tempo todo, durante as produções da Mostra.

“Durante as atividades, contamos com participações especiais de capoeiristas que moram e trabalham na Europa, mestre Nozinho, da Rússia, mestre Hailton, da Áustria e mestre Caranga, da Holanda – que nos relataram como a capoeira mudou suas vidas. Destacamos ainda a participação de Pedrinho, treinador paraolímpico, que falou sobre superação e desafios através do esporte. Na parte cultural destacamos a apresentação musical do grupo Cristomaica, e rapper Preto A, que cantou músicas sobre liberdade, diversidade e resistência da luta do povo negro, como também uma linda apresentação de dança popular com o grupo Flor de Lírio, com muito coco, xaxado e baião”, lembrou Nilton.

Diante do sucesso da Mostra Juventude Ativa, a diretora técnica da Fundac, Waleska Ramalho, agradeceu a toda comunidade da socioeducação pelo empenho e dedicação para que tudo saísse conforme programado.  “O meu muito obrigada ao presidente da Fundac, Noaldo Meireles, ao secretário Tibério Limeira, aos diretores e diretoras das Unidades, aos agentes socioeducativos, ao brilhante coordenador de eixo, Nilton Santos, e a sua equipe guerreira, que ultrapassou todos os limites da resistência. Além da minha equipe da Ditec que coloca os pés e anda junto comigo, com coragem e discernimento.

“Eu concluo a semana da juventude com gratidão e a certeza do dever cumprido. Sei que em cada lugar deixamos uma marca, e a Ditec está fazendo um movimento com grandes marcas. A todas as pessoas que nos apoiaram em cada sala aberta e em cada momento de ensinamento aos adolescentes e jovens, os meus agradecimentos. Tenho a certeza que onde estiver nunca esquecerei todos os momentos de sorrisos e lágrimas. Mas com a certeza de vitórias”, concluiu Waleska Ramalho.