Fundac encerra Concurso de Redação e premia socioeducandos vencedores

publicado: 03/09/2021 18h14, última modificação: 03/09/2021 18h14
8b4470d9-164c-42dc-b988-c804ee66e6da.jfif.jpeg
996ea9ce-b660-4ab1-a5bf-79317fd8862f.jfif.jpeg

A segunda edição do Concurso de Redação da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) encerrou o seu cronograma de atividades nessa quinta-feira (02), com a solenidade de premiação dos socioeducandos que obtiveram os melhores desempenhos nas modalidades: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na Modalidade: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a premiação saiu para socioeducandos do Complexo Lar do Garoto (1° lugar), Semiliberdade (2° lugar), e Centro Educacional do Jovem – CEJ (3° lugar). As Séries Finais do Ensino Fundamental contemplaram os socioeducandos do Centro Educacional do Adolescente – CEA/JP (1° lugar) e Complexo Lar do Garoto (2° e 3° lugares). Já na modalidade Ensino Médio, os vencedores foram os socioeducandos do Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE (1° lugar) e CEJ (2° e 3° lugares).

O II Concurso de Redação da Fundac reuniu 52 socioeducandos de cinco unidades socioeducativas da Fundac e premiou os três melhores de cada modalidade com um tablet e os demais classificados com um videogame portátil com 400 jogos internos. A surpresa desta edição foi o adolescente do Centro Socioeducativo Edson Mota, A.A.C, que foi premiado, pelo segundo ano consecutivo, com a nota mais alta (9,8).

“Finalizamos o II Concurso de Redação da Fundac com imensa alegria e satisfação pela quantidade de socioeducandos que participaram e pelo nível das redações. Concluímos essa etapa com esperança e com novas propostas para o ano que vem”, comentou Waleska Ramalho, presidente da Fundac.

Segundo Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac, o concurso surgiu com o intuito de exercitar o cognitivo dos socioeducandos, mas também como forma de fazer com que os adolescentes e jovens se expressassem de alguma forma. “Assim, resolvemos associar isso à produção textual como forma de potencializar a familiaridade com essa prática (leitura e escrita), já pensando nas avaliações de larga escala, Encceja e Enem”, explicou.

A primeira edição do concurso aconteceu no auge da pandemia, sob forte isolamento social e foi uma surpresa para o eixo Educação da Fundac pela quantidade de meninos interessados em participar do evento, além das produções que foram enviadas. A segunda edição do evento não foi diferente, surpreendeu ainda mais pela qualidade dos textos e interesse dos meninos.

“Com a flexibilização do isolamento podemos articular muito mais pessoas em torno desse projeto. As Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas e o projeto Cine Transformar deram todo apoio ao Concurso através de oficinas preparatórias para os socioeducandos. Além disso, a comissão de avaliação pode ter representações das Vara da Infância e Juventude e Ministério Público de João Pessoa, Lagoa Seca e Sousa” observou Rafael.

A.A.C, adolescente do Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE, destacou que a atividade foi uma experiência muito importante para ele. “Da primeira vez eu deixei bem claro que a iniciativa da Fundac foi muito importante, uma forma de conseguir dar uma alegria a nossa família. Ganhar pela segunda vez foi mérito de todos os professores, coordenadores e diretores da Unidade que me ajudaram. Meu agradecimento a todos os envolvidos no projeto pelo prêmio e pela oportunidade de ganhar de novo um concurso como esse”, disse o vencedor.

Para Davi Lira, diretor do CSE, a magnitude desse momento se dá a partir do incentivo à prática de leitura e ao desenvolvimento da escrita. “A leitura é capaz de transformar o ser humano e, por consequência, o mundo. Ao ler, desenvolvemos várias habilidades de concentração, expressão, criatividade, entre outras”, enfatizou.

“O adolescente A.A.C é um exemplo perfeito desta realidade, em virtude que o mesmo se empenhou de fato e mergulhou de cabeça no objetivo central do concurso de redação, chegando a vencer pela segunda vez. Estamos orgulhosos e esperançosos de que este exemplo se reverbere para os demais socioeducandos, tendo como incentivo não só a premiação, mas também a mudança de vida dos adolescentes, fora dos muros da unidade”, disse o diretor.

“Ficou a sensação que estamos indo na direção certa, fortalecendo experiências educativas que causam transformações importantes. Por isso, preciso agradecer o empenho e dedicação de todos que se envolveram direta e indiretamente com o processo e a presidência da Fundac por acreditar nessas nossas apostas”, concluiu o coordenador do eixo Educação.