Notícias

Fundac encerra Circuito Verão Jovem com entrega de certificados de curso profissionalizante

publicado: 07/02/2022 17h15, última modificação: 07/02/2022 17h15
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
feb8a52d-6aee-434d-851c-8775ee7604c5.jpg
83efeb06-888d-4892-9568-b0b33f3bd36d.jpg
2f920f35-5f07-499a-836a-45d9e469e01d.jpg
38adb971-09a4-4f1c-9914-926dee917f3a.jpg

Duas atividades encerraram a V edição do Circuito Verão Jovem da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac): a certificação da oficina de design de sobrancelhas e de maquiagem, no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha, e a apresentação do Ala Ursa Acorde Várzea Nova, no Centro Educacional do Jovem (CEJ).

A oficina de sobrancelhas e maquiagem foi ministrada pelo instrutor de maquiagem profissional Romilson Rodrigues, durante 12 dias do Circuito Verão Jovem e encerrou com a certificação de duas socioeducandas que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha.

Segundo o ator e professor Romilson, esse é o quarto ano que ele ministra cursos profissionalizantes na unidade socioeducativa feminina da Fundac e a cada ano os resultados são sempre os melhores. “Esse ano, a atividade teve uma diferença, após o curso de maquiagem as alunas receberam certificado profissional e também se formaram. Isso mesmo, fizemos pela primeira vez a formatura das meninas que deram um show”, disse.

“O principal objetivo do curso de design de sobrancelhas e de maquiagem é fazer com que as alunas comecem a buscar novos horizontes e, para elas, cursos como esses as fazem pensar e refletir sobre dias melhores”, acrescentou o instrutor, que trabalha com maquiagem profissional há 12 anos e com sobrancelhas há 3 anos.

Para Hozana Santos, diretora do Rita Gadelha, o Circuito Verão é uma oportunidade de impedir que o ócio tome conta do dia a dia dos socioeducandos, durante o recesso escolar.  “Conseguimos perceber a melhora na sociabilização entre as socioeducandas e na interação com as agentes socioeducativas, além de ampliar as perspectivas de futuro desses jovens, inserindo-os em cursos preparatórios para o mercado de trabalho”, comentou. 

A diretora destacou que as aulas de maquiagem e design de sobrancelhas despertaram o interesse das adolescentes ao ponto delas acompanharem as atividades com empolgação. “É um estímulo e oportunidade para ajudar a traçar novos caminhos e a construir uma nova realidade. Outro ponto positivo observado é o aumento da autoestima das adolescentes que, com isso, elevam também a autoconfiança. Isso reflete positivamente na forma como veem o mundo e na busca por seus objetivos”, observou Hozana.

Uma das socioeducandas do Rita Gadelha comentou que aproveitou bastante o circuito. “Gostei muito das aulas de maquiagem, sobrancelha, teatro e vôlei, e também do cinema com o professor Orlando, que faziam a gente não se sentir sozinha. Foi muito importante aprender isso tudo aqui e, melhor ainda, saber que vou poder trabalhar com os cursos que a gente fez”. 

“Eu gostei muito do Circuito Verão, porque estava sem aula e ocupou muito a mente da gente com aulas de educação física, de teatro e curso de maquiagem e sobrancelhas, onde aprendemos muito (inclusive a perder a vergonha) e vou levar para o resto da vida”, disse outra socioeducanda.

O encerramento geral do Circuito Verão Jovem aconteceu na sexta-feira (4), no Centro Educacional do Jovem (CEJ), e ficou sob a responsabilidade do grupo Ala Ursa Acorde, da cidade de Santa Rita, que realizou uma apresentação artística cultural para os jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade, e fechou com chave de ouro, mais uma edição do projeto.

Circuito Verão Jovem – Projeto desenvolvido pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice Almeida” (Fundac), por meio do setor de Esporte, Cultura e Lazer (Diretoria Técnica) que busca preencher a lacuna das férias escolares dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais, nas Unidades Socioeducativas do Estado.

O principal objetivo do Circuito Verão Jovem é levar atividades lúdico-pedagógicas que promovam o bem-estar e a saúde física e mental, de socioeducandos, como também despertar habilidades e valores necessários para que esses adolescentes e jovens em formação se tornem cidadãos íntegros, conscientes e dispostos a assumir uma conduta protagonista ao longo das suas vidas. 

De acordo com Nilton Santos, coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, a V edição do Circuito contou com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, como também com a mobilização de toda comunidade socioeducativa (educadores, agentes socioeducativos, oficineiros e técnicos) para realização de uma rotina pedagógica direcionada para o esporte coletivo, o acesso à cultura popular e regional e a prática de lazer pedagógico que materializou a pedagogia da presença na unidade.