Notícias
Fundac encerra campanha de vacinação contra a gripe
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio do eixo Saúde, realizou a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, nas sete unidades socioeducativas do estado. As imunizações tiveram início no dia 13 de maio, no Centro Educacional do Adolescente (CEA), em João Pessoa, e encerrou nessa quarta-feira (29), no Complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca.
Segundo Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, a campanha de vacinação contra a gripe aos socioeducandos faz parte do planejamento 2019 e demonstra o compromisso do Estado na garantia do acesso à imunização e proteção da saúde. “A garantia da saúde no meio fechado pressupõe responsabilidades compartilhadas entre Estado, municípios e União, a partir de ações conjuntas para promoção da saúde aos socioeducandos”, acrescentou.
“A ação estabelecida no plano anual do eixo Saúde atua no intuito de cada vez mais promover, proteger e recuperar a saúde de toda a comunidade socioeducativa, ofertando uma assistência integral pautada na equidade e universalidade. Além disso, a imunização é um fator fundamental no controle e prevenção de doenças bem como na redução de riscos e agravos à saúde”, explicou Janaína Madruga, coordenadora do Eixo.
Para que a campanha tivesse êxito dentro da socioeducação houve a oferta de imunobiológicos e a disponibilização dos profissionais que, junto à equipe de saúde da Fundac, imunizaram mais de 600 pessoas.
Entre os imunizados estão os socioeducandos do CEA, CEJ, CSE, Semiliberdade, Rita Gadelha, CEA Sousa e Lar do Garoto, além de funcionários, corpo técnico, professores, e agentes socioeducativos que realizam o trabalho socioeducativo dentro das Unidades. “Vale destacar que a população citada se constitui como grupo de risco para a vacina, logo, a meta da Instituição e da Secretaria era de imunizar todo público atendido”, esclareceu Janaína Madruga.
“O ciclo de vacinação contra a gripe 2019, no Complexo Lar do Garoto, vem garantir a prevenção da doença dentro da Unidade, oferecendo segurança e saúde para os nossos socioeducandos. As vacinas foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Lagoa Seca que fez toda a articulação junto à Secretaria de Saúde do Estado, para que nossos socioeducandos e colaboradores fossem imunizados. Mais uma vez, cumprimos nossa missão na garantia de direitos”, comentou Luiz Antônio da Silva Sousa, diretor do Complexo Lar do Garoto.
Nadja Abrantes, diretora do Centro Educacional do Adolescente, em Sousa, relatou que toda unidade recebeu a imunização que a Secretaria de Saúde do Município disponibilizou. “Todos os adolescentes, funcionários, agentes socioeducativos, e professores, foram imunizados, inclusive os operários da obra que está sendo executada na Unidade, os policiais e bombeiros de plantão, que estiveram no CEA durante o período de vacinação”, disse Nadja.