Fundac e Escola Cidadã Integral encerram festejos juninos nas unidades socioeducativas do Estado

publicado: 06/07/2018 00h00, última modificação: 15/05/2019 10h05
IMG-20180705-WA0108.jpg
IMG-20180706-WA00041.jpg
IMG_20180620_105410.jpg

Para não perder a tradição nordestina, durante a melhor época, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”, mais uma vez, comemorou as festas juninas nas unidades socioeducativas do Estado, só que, este ano, a Instituição contou com a parceria da Escola Cidadã Integral Socioeducativa que juntos às direções, equipes técnicas e agentes socioeducativos, realizaram o melhor de todos os festejos já visto até hoje na Fundac.

“Compreendemos que estes momentos festivos que a diretoria técnica tem trabalhado nas Unidades são de suma importância para fortalecer estes vínculos tão fragilizados e que necessitam ser fortalecidos para alcançarmos resultados positivos no Sistema Socioeducativo no Estado da Paraíba. Festejar o São João nas unidades socioeducativas se configura não somente como ação não social, mas também como resgate cultural das tradições nordestinas, reafirmando a nossa identidade cultural através do forró, danças populares e comidas típicas” explicou Maria Aparecida Pereira da Silva, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária.

As atividades juninas tiveram início no dia 13 de junho, na Semiliberdade e seguiram o seguinte calendário: Centro Educacional do Adolescente (19), Centro Educacional do Jovem comemorou (20), Centro Socioeducativo Edson Mota e a Rita Gadelha (20) e Lar do Garoto e Abrigo Provisório – Lagoa Seca (23). Os festejos juninos da Fundac se encerraram com a programação do Centro Educacional do Adolescente – Sousa, no dia 28.

Para abrilhantar as festas juninas foram convidados trios de forró “pé de serra”, quadrilhas juninas e grupos de cultura popular, regadas de muita animação e comidas típicas. Paralelamente aos festejos juninos algumas unidades socioeducativas aproveitaram a oportunidade para realizar uma mostra pedagógica dos trabalhos artísticos desenvolvida na Escola Socioeducativa durante o último bimestre letivo.

“A Escola, juntamente com as direções das Unidades, definiu para cada anexo a data da celebração no mesmo dia da visita familiar, portanto celebramos juntos a festa de São João com muito forró, brincadeiras, comidas típicas e apresentações musicais e culturais, reforçando a importância de incentivar, no âmbito escolar, a cultura popular. As ornamentações dos espaços pedagógicos foram realizadas tanto pelos professores da escola como pelos socioeducandos (as)”, disse Tatiane de Cássia da Silva, diretora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha.

“Nosso arraial foi pra lá de bom! Adolescentes felizes em clima junino. Quero agradecer a todos que fortaleceram e torceram. Atingimos 100 por cento dos adolescentes. Agradeço ao diretor Luiz Antônio, que não mede esforços para alinhar a equipe de agentes para trabalhar na segurança, assim como agradeço aos agentes, que se empenham para cada evento sair de forma segura. A toda equipe da provisória, vocês foram 1000. Enfim, garantir o direito ao lazer, a educação, a comunicação entre outros é nossa grande e principal função”, disse Luzivone Lopes, coordenadora pedagógica do Lar do Garoto.

“A Fundac, junto aos eixos Família, Esporte Cultura e Lazer, Educação, Egresso e Suporte Institucional (que fazem parte da diretoria técnica) realizaram os festejos juninos nas 07 (sete) Unidades Socioeducativas, seguindo as orientações postas no SINASE. Sendo o eixo Abordagem Familiar e Comunitária responsável pela realização de atividades que visa assegurar a qualificação das relações afetivas, bem como trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares. Temos como planejamento do Eixo, para o ano de 2018, desenvolver, cada vez mais, atividades que propiciem a integração entre adolescentes e seus familiares”, disse Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac.