Notícias

Fundac discute proposta pedagógica para Centro Socioeducativo Edson Mota

publicado: 07/05/2019 17h53, última modificação: 07/05/2019 17h53
Fundac reuniao GT sinase.jpg

Na tarde dessa segunda-feira (6), a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” reuniu integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Medidas Socioeducativas/Sinase para apresentação e aprimoramento de proposta pedagógica para o Centro Socioeducativo Edson Mota - CSE, unidade para cumprimento de medidas para adolescentes.

Segundo Noaldo Meireles, presidente da Fundac, a reunião é uma forma de contar com todos os que fazem o Sistema de Garantia de Direitos, além da diretoria técnica da Fundac, da direção do CSE, e da Escola, para o aperfeiçoamento de uma proposta pedagógica para as atividades desenvolvidas dentro da Unidade Socioeducativa.

“Neste momento o nosso principal objetivo é apresentar uma nova proposta pedagógica para o CSE, e solicitar a colaboração do GT Sinase para o aperfeiçoamento do que já foi construído por uma equipe multidisciplinar de profissionais, num esforço coletivo e compartilhado de aprimorar o atendimento aos adolescentes e jovens privados de liberdade”, explicou Noaldo.

“O CSE vem passando por um processo de construção coletiva da proposta pedagógica, onde toda a rede de garantia de direitos vem participando. Estamos nessa construção há mais de 15 dias e estaremos finalizando na próxima quinta-feira (09), em uma grande reunião onde todos se farão presentes, desde adolescentes a profissionais de todos os setores do CSE e da Diretoria Técnica da Fundac. Após a conclusão da proposta e socialização com todos os socioeducandos, iremos para a execução”, disse Rildo Lima, diretor da Unidade.

Durante a reunião, Tatiana Pinangé, diretora da Escola Almirante Saldanha, falou um pouco sobre o importante papel da Escola nesse processo de reconstrução pedagógica do CSE. Ela acredita que muita coisa se perdeu no decorrer do tempo, desde a instalação da Escola Cidadã Integral nas unidades socioeducativas em 2017, até os dias atuais, devido às mudanças de gestão e rotinas da Casa.
“Hoje a Escola tem um papel de fundamental importância por estarmos planejando algo exequível. Nós agora iremos contar com um número maior de professores para que consigamos colocar em prática a parte diversificada da Educação que são as oficinas de artes, música e leitura, além da utilização do Espaço de Convivência, onde deverão acontecer atividades mais lúdicas, metodologia importante para esses adolescentes, dentro do processo aprendizagem”, acrescentou Tatiana Pinangé.

Para Luciana Gomes, responsável pela gerência operacional do Sinase, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), “essa reunião é uma ferramenta de trabalho importante, porque ela é a representação que o Estado executa uma política de socioeducação de forma democrática e participativa escutando e interagindo com o sistema de garantias de direitos, assegurando assim, os direitos dos adolescentes que ali cumprem medida socioeducativa e dos seus familiares”. A gerente operacional do Sinase lembrou ainda que a socioeducação no Estado da Paraíba vem apresentando esforços e  avanços expressivos.

Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, explicou que a reunião foi composta por representantes de várias instituições: Fundac/CSE, II Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, Escola Almirante Saldanha, Coordenação de Segurança, Gerência Operacional Sinase (Sedh) e equipe da Diretoria Técnica da Fundac e da Unidade. “Todos com o objetivo de planejar e fortalecer as ações pedagógicas do CSE. O momento é  de construção coletiva em que toda comunidade socioeducativa está se empenhando para fortalecer as ações pedagógicas e a rotina da Unidade”, finalizou a diretora técnica.