Notícias
Fundac discute planejamento de ações com direções de unidades socioeducativas do Estado
A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), por meio da Coordenação de Planejamento Institucional, realizou, nessa terça-feira (09), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa, uma reunião para apresentação das diretrizes para construção do Planejamento 2021 da Fundac.
A atividade reuniu as direções e coordenações técnicas das sete unidades socioeducativas da Paraíba, além da direção da Padaria “Escola Nosso Pão”, garantindo todos os cuidados necessários de prevenção à covid-19 aos que estiveram presentes.
“Nesse primeiro momento reunimos as direções da Fundac e das unidades socioeducativas do Estado, através da Coordenação de Planejamento Institucional, para passar algumas diretivas sobre o planejamento das demandas das Unidades. A nossa ideia é termos um planejamento mais participativo e mais próximo dos locais de execução das medidas, mais próximo do dia a dia de quem está nas unidades”, explicou Noaldo Meireles, presidente da Fundac.
A reunião teve início com um balanço das ações executadas no ano 2020. Primeiro o presidente fez uma apresentação geral, em seguida os avanços e desafios administrativos foram expostos por Breno Lemos (diretor administrativo). Já a utilização do orçamento, dos recursos financeiros e um quadro geral das despesas foram expostos por Rosil Neto (coordenador de planejamento) e Carla Maranhão (coordenadora financeira). Por fim, Waleska Ramalho, diretora técnica da Fundac, fez uma exposição geral das ações finalistas executadas pela diretoria e seus eixos nas unidades.
No segundo momento da reunião, o coordenador de Planejamento da Fundac apresentou às direções da unidades socioeducativas as diretrizes e metodologias que serão utilizadas para construção do Planejamento 2021, além da pactuação de cronograma a ser seguido.
O Planejamento 2021 seguirá três diretrizes: Otimização dos gastos e organização dos processos administrativos e financeiros; Aprimoramento da gestão do trabalho e diretividade no processo socioeducativo; e Organização espacial do patrimônio material e recursos humanos da Fundação.
Com base nas diretrizes apresentadas durante a reunião, cada unidade socioeducativa irá realizar, com suas equipes, a construção dos seus planejamentos, pensando tanto na Fundac como um todo, quanto na unidade em específico, definindo as ações com seus objetivos e metas.
Seguindo o cronograma estabelecido, após as unidades construírem suas propostas de planejamento, haverá uma segunda reunião, na qual sua direção e coordenação técnica irá expor seu produto para as demais unidades e diretorias da Fundac. Seguindo a mesma metodologia, os setores da Fundac também irão construir seus planejamentos, estabelecendo seus objetivos e metas para 2021.
“Conseguimos reunir as direções de todas as Unidades Socioeducativas neste primeiro momento. Foi uma reunião extremamente produtiva. A segunda fase do planejamento será resultado das propostas de cada Unidade Socioeducativa para que o planejamento anual seja fechado”, comentou Noaldo.
“Mais desafiador do que construir um planejamento é executá-lo, mas quando se busca fazer uma construção coletiva, integrando cada parte do todo Fundac nessa construção, a sua execução segue um caminho exitoso, pois não teremos um planejamento feito só por um grupo, por uma parte, mas sim, por todos aqueles que compõem a Instituição. Dessa forma, estamos propondo que o Planejamento 2021 da Fundac seja construído por várias mãos”, concluiu Rosil Neto, coordenador de Planejamento da Fundac.