Fundac desenvolve Programa de Formação Cidadã Socioeducativa

publicado: 12/02/2019 17h06, última modificação: 12/02/2019 17h06

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’(Fundac), juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), iniciou, na manhã desta terça-feira (12), na Unidade Semiliberdade, o Programa de Formação Cidadã Socioeducativa. O projeto envolveu 16 jovens e foi aplicado por 14 profissionais entre técnicos, direção e professores.

O Programa de Formação Cidadã Socioeducativa objetiva buscar a ressocialização completa do socioeducando utilizando-se de parâmetros integradores e formativos que permitam a construção de um projeto de vida e o exercício do protagonismo na Semiliberdade. A matriz curricular envolve planejamento, avaliação, acolhimento, projeto de vida, educação socioemocional, parâmetros de ações, qualificação social e profissional, práticas esportivas, arte e cultura e orientação de estudo. Ele vai ser aplicado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Segundo o idealizador do programa, professor Anderson Brandão, com o apoio da diretora técnica Waleska Ramalho, o programa terá ciclos semestrais e será encerrado com uma culminância ao final de cada semestre.

O vice-diretor da Semiliberdade, Wellington da Silva Fernandes, disse que o projeto é uma lapidação diária e árdua, no qual se faz necessária a participação de todos, partindo da direção até a copeira. “Afinal somos todos educadores e todos têm algo a compartilhar e os educandos nos vêm como exemplos a ser seguidos e anseiam aprender todos os dias. A sociedade só tem a se beneficiar dessa iniciativa”, declarou.

Para Anderson Brandão, “esse é um momento marcante nas nossas vidas e na vida dos jovens socioeducandos, já que estamos sendo pioneiros de um novo modelo de ressocialização, onde o protagonismo ganha força e o projeto de vida traça rumos a serem alcançados”.

Ele acredita que a educação transforma e é capaz de trazer aos jovens uma ferramenta diferente para construir sua carreira de sucesso. “Estamos muito felizes com o Programa de Formação Cidadã, pois ele irá transformar e dar uma cara nova na Semiliberdade da Paraíba”, disse.