Fundac comemora Mês da Família nas unidades socioeducativas do Estado

fundac 2.jfif
fundac 6.jfif
fundac 4.jfif

Com o intuito de valorizar a importância da presença das famílias durante o cumprimento de medidas judiciais de adolescentes e jovens, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) realizou atividades em alusão ao “Dia da Família”, durante todo o mês de maio, nas unidades socioeducativas do Estado.

De acordo com a coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária da Fundac, Taiza Gomes, o calendário programado pela diretoria técnica, junto às unidades socioeducativas e as Escolas Cidadãs Integrais, contemplou o Centro Educacional do Adolescente – CEA/Sousa; o Lar do Garoto Padre Otávio Santos/Lagoa Seca; o Centro Educacional do Adolescente/João Pessoa; o Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE; o Centro Socioeducativo de Semiliberdade; o Centro Educacional do Jovem – CEJ; e o Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha.

As atividades integrativas do mês da família nas unidades socioeducativas do Estado contaram com a participação de representantes do eixo Abordagem Familiar e Comunitária da Fundac; das direções e equipes técnicas das unidades socioeducativas; e das diretorias e coordenações pedagógicas das Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas (ECIS Almirante Saldanha/João Pessoa, ECIS Mestre Júlio Sarmento/Sousa e ECIT Francisca Martiniano da Rocha/Lagoa Seca), além de funcionários e agentes socioeducativos.

A programação ficou a cargo dos profissionais e setores responsáveis pela ação em cada unidade socioeducativa. Foram dias de preparação que envolveram confecção de lembranças, cartas, poemas, decoração de espaços e ensaios para apresentações teatrais e musicais, que culminaram com a visita de familiares e contato entre parentes, socioeducandos e servidores da Fundac.

Para a diretora da ECIS Almirante Saldanha, Maria da Paz, a família e a escola são responsáveis pela formação do indivíduo e a presença de ambos no processo educacional é de extrema importância. “A Escola mantém o objetivo de, junto à família, possibilitar mais crescimento e aprendizado para o nosso público estudantil. Levando sempre em consideração, que a educação se faz antes de tudo, com muito amor”, comentou.

A coordenadora pedagógica do Lar do Garoto, Valgerlane Santos, lembrou de cada momento vivenciado nos dois dias de atividades na unidade socioeducativa e comemorou a satisfação dos familiares e socioeducandos com a ação integrativa. “Foi um momento de muita interação e emoção, movido pelo sentimento de alegria e paz, vivenciado por todos que se fizeram presentes”, relatou.

A psicóloga Vanuzia Hélia, lembrou ainda que, desde o início da pandemia, a Fundac não vivenciava experiências tão profundas quanto essa. “Foram momentos muito especiais que contaram com as falas de cada setor responsável pela ação, sobre a importância dos vínculos afetivos”, enfatizou.

“Muito gratificante o resultado de uma ação tão especial, possível pela união e partilha dos esforços dos cada um dos envolvidos: Fundac, Escola e Família, todos integrados e fortalecendo a rede de apoio e proteção aos nossos jovens e adolescentes, para que construam um novo e diferente projeto de vida e tenham um retorno social com dignidade e consciência social com responsabilidade e autonomia”, disse a vice-diretora do CEJ, Erika Chianca.

“As atividades integrativas do mês de maio com os familiares dos socioeducandos alcançaram seu objetivo que era o fortalecimento de vínculos e o reconhecimento da família como parte importante no processo socioeducativo. Foram momentos repletos de beleza e emoção que refletiram o compromisso de cada profissional e setor que integrou a ação. Eu só tenho a agradecer todo apoio e dedicação das Unidades Socioeducativas e das Escolas Cidadãs Integrais que não mediram esforços para que esses momentos acontecessem”, concluiu Taiza Gomes.