Frei Damião realiza mais de 5 mil atendimentos no 1º quadrimestre

publicado: 03/05/2019 16h09, última modificação: 03/05/2019 16h22
Maternidade Frei Damião.jpg

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde, realizou mais de cinco mil atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano. De 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, foram registrados exatamente 5,53 mil atendimentos, entre eles 991 partos realizados, sendo 539 naturais e 452 cesáreas. A unidade de saúde é referência no atendimento às gestantes de alto risco e às mulheres vítimas de violência sexual.

Em fevereiro deste ano, com o objetivo de fortalecer o serviço e proporcionar uma melhor avaliação do nível de satisfação por parte dos usuários, a unidade de saúde implantou um instrumento voltado especificamente para a avaliação do serviço por parte do usuário.

O instrumento no modelo de questionário, por meio do qual o usuário poderá fazer críticas e sugestões, é distribuído por toda a instituição, além de serem realizadas visitas por parte da equipe de ouvidoria nos leitos da unidade de saúde, para ouvir a opinião da população sobre o serviço, sendo resguardado o anonimato do usuário ou acompanhante.

De acordo com a diretora geral da Frei Damião, Selda Gomes, que completou recentemente 100 dias à frente da gestão da maternidade, “a meta é unir esforços para buscar cada vez mais proporcionar uma maior qualidade no atendimento ao usuário, tendo como instrumento o investimento na educação permanente dos colaboradores, o que vem a refletir significativamente na melhoria do fluxo do atendimento desde a porta de entrada até os setores de assistência, a exemplo do bloco cirúrgico, das enfermarias e dos ambulatórios, fortalecendo o serviço e garantindo assim uma maior eficácia na assistência ofertada”.

Referência – A Maternidade Frei Damião existe há 32 anos. Fundada em 26 de outubro de 1.986 é referência para os 223 municípios paraibanos e ainda atende cidades pertencentes a estados vizinhos, a exemplo, do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Balanço de 2018 - No ano anterior, especificamente de janeiro a dezembro, foram registrados 16,5 mil atendimentos, destes 2,7 mil partos realizados, sendo 1,4 naturais e 1,2 cesáreas.

Destaque - A maternidade tem prestado relevantes serviços às mulheres e aos bebês paraibanos, sendo referência no atendimento às gestantes de alto risco e às mulheres vítimas de violência sexual. Em reconhecimento aos trabalhos e ações pela universalização do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher, foi contemplada, em julho de 2017, com o Diploma de Menção Honrosa – Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados, por intermédio do então deputado federal Luiz Couto.

Locais pactuados - Em João Pessoa, são os bairros de Cruz das Armas, Oitizeiro, Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Gauchinha, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza e Vieira Diniz.

Além disso, estão pactuados os municípios das 2ª, 12ª e 14ª gerências regionais de saúde, entre eles Araruna, Bananeiras, Belém de Caiçara, Borborema, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serraria e Tacima, Salgado de São Félix, Mogeiro, Itabaiana, Caldas Brandão, Baía da Traição, Curral de Cima, Mamanguape e Pedro Régis.

Estrutura - A unidade de saúde conta com 69 leitos, entre eles 36 obstétricos, distribuídos em nove enfermarias, sete de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quatro enfermarias de alto risco, cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo), quatro de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) e seis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI materna).