Notícias

Fórum Paraibano de Ética em Pesquisa reúne integrantes de todo estado durante evento

publicado: 15/06/2018 00h00, última modificação: 13/05/2019 10h54

Um dia dedicado ao aprendizado e às trocas de experiências foi o que propôs o Fórum Paraibano de Ética em Pesquisa, evento que ocorreu nesta sexta-feira (15), no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB). O encontro foi promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).

Segundo o coordenador do CEP, Volmir Brutscher, o evento foi uma iniciativa do comitê para refletir de forma mais ampla sobre o trabalho realizado pelos CEPs na Paraíba e para aprimorar a articulação entre eles. “Temos 17 comitês de ética em pesquisa no estado. É necessário melhorar a comunicação entre a gente e engajar as pessoas. Agradeço à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba por manter esse comitê e por incentivar esse fórum”, disse.

O encontro teve o objetivo de refletir sobre a concepção dos desafios à ética em pesquisa, discutir sobre o funcionamento da Plataforma Brasil e de socializar e debater as experiências dos CEPs.

Convidada para falar sobre a Plataforma Brasil, a representante do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, Jurema Cristina Mascarenhas, destacou a importância do evento para poder ajudar os CEPs a desenvolverem um trabalho com mais facilidade. Em sua palestra, Mascarenhas apresentou as mudanças já realizadas no sistema e as melhorias que estão para acontecer. “Fiquei contente pelo convite, pois eu pude passar um pouco das previsões da atualização da Plataforma Brasil. Estamos trabalhando com bastante empenho para melhorar o nosso sistema”, completou.

O diretor do Cefor-PB, Fernando Lopes, parabenizou a proposta e a iniciativa do Fórum. “Estar reunido e trocando experiências, essa foi a riqueza do dia de hoje. Temos nomes referências que proferiram ótimas palestras. Além disso, cada participante pôde compartilhar da sua própria experiência dentro dos comitês”, disse.

A secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, também esteve presente ao evento e destacou a relevância da pesquisa na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). “A pesquisa é importante para que a gente possa aprimorar não só a gestão, como a ação e o cuidado em todas as dimensões que envolvem o sistema de saúde. Como gestora, a gente tem todo um compromisso não só de manter esse espaço e de trazer as condições necessárias para o funcionamento desse espaço, como também de ampliar as possibilidades para interlocução e para a troca de experiências”, completou.