Formação sobre artesanato envolve articuladores culturais da Paraíba e gestores do Rio Grande do Norte

publicado: 04/08/2023 15h59, última modificação: 04/08/2023 15h59

Articuladores culturais da Paraíba e técnicos do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte participarão, conjuntamente, de uma formação sobre conceitos, origens, dimensão econômica e ações de gestão no artesanato. Palestras, exposição de experiências e visitação a espaços que abrigam a produção artesanal paraibana integram a programação desse treinamento, que será realizado em 21 de agosto, em João Pessoa.

A formação está sendo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Curadoria do Artesanato da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com o Programa do Artesanato da Paraíba (PAP). As atividades serão realizadas no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap) (manhã) e Museu do Artesanato Paraibano (tarde).

O objetivo da capacitação é fornecer subsídios aos agentes públicos sobre o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), para facilitar o acesso à Carteira do Artesão a todos os trabalhadores do ramo, que muitas vezes não têm esse documento e, por isso, não participam de importantes feiras de negócios, como o Salão do Artesanato Paraibano, que ocorre duas vezes ao ano no Estado.

“Essa é mais uma ação da Secult e seus parceiros que visa garantir informação ao trabalhador da cultura. Fazer com que os artesãos se apropriem dessas ferramentas é nosso dever como gestores da Cultura, e o caminho para a qualificação de suas carreiras”, avalia o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos.

21/8 – 8h30m

‘Diretrizes e desafios do Programa do Artesanato Paraibano (PAP)’

Marielza Rodriguez Targino de Araújo - Gestora do PAP

9h