Notícias
Folia Solidária: campanha de doação de sangue sensibiliza acompanhantes de pacientes internos no Hospital de Patos
A costureira Patrícia de Morais Mendes, de 28 anos, foi uma das pessoas que doaram sangue nesta quarta-feira (7), estimuladas pela ação Folia Solidária realizada pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde, em Patos. Ela acompanha a mãe, a agricultora aposentada Maria Marlucia de Morais Mendes, 63 anos, que está hospitalizada na unidade aguardando para fazer uma cirurgia no braço direito para corrigir problemas causados por uma queda que ela sofreu em sua residência.
O procedimento está programado para ser realizado nesta quinta-feira (8). Maria Marlucia, inclusive, é doadora regular de sangue e há mais de 20 anos sai de sua cidade Malta, a cada quatro meses, para fazer sua doação no Hemonúcleo de Patos.
“A gente sabe da importância da doação de sangue, mas, muitas vezes, vai adiando e deixa de doar e assim também deixa de ajudar muita gente com esse gesto. Hoje, estimulada pela campanha realizada pelo hospital e também inspirada no exemplo de minha mãe, que é doadora há muito tempo, resolvi fazer uma doação”, afirma Patrícia. Ela já havia doado duas vezes, quando morava em São Paulo, e essa foi a primeira doação para o Hemonúcleo de Patos.
E no carnaval da Folia Solidária do hospital, realizado nesta quarta-feira (7), uma das pessoas mais animadas era justamente a Sra. Maria Marlucia. Mesmo com o braço imobilizado, ela acompanhou a equipe do hospital e dançou ao som de marchinhas carnavalescas. “Foi uma ação importante e chamou atenção para uma questão fundamental e que salva vidas, que é a doação de sangue. Sou doadora com muito orgulho e gratidão por poder ajudar outras pessoas com esse meu gesto”, disse ela, que tem sangue A+.
A coordenadora do Serviço Social do hospital, Suênia Mota, explica que o objetivo da ação foi mobilizar acompanhantes e familiares para doar sangue e assim reforçar o estoque estratégico do Hemonúcleo de Patos durante o período carnavalesco. “Estamos muito felizes porque logo no primeiro dia da ação a gente conseguiu sensibilizar as pessoas, chamar atenção para a importância da doação e conseguimos vários doadores”, comentou.
Na programação do dia teve ainda o lançamento do bloco ‘HRP Folia Solidário’, que foi saudado pela diretora administrativa, Brenna Nóbrega. “Estamos aqui, todos juntos, em ritmo de folia, para falar de um assunto muito sério que é a doação de sangue e que só acontece a partir de um ato voluntário de cada um de nós”, reforçou Brenna.
Neste primeiro dia da ação aconteceu um momento musical, a fala da direção, uma sessão de dança, teve maquiagem com temas de carnaval, com as alunas do curso de Estética da Escola Dom Expedito, e entrega de informes para encaminhamentos para doação de sangue, além de um desfile do bloco que percorreu numa grande animação os corredores e alguns setores do hospital.
Nesta quinta-feira (8), a programação prossegue, a partir das 9h, com uma palestra sobre a importância da doação de sangue. Após esse momento, haverá dinâmicas com os acompanhantes, entrega de brindes ao familiar que mais conseguiu doadores e outro desfile do bloco HRP Folia Solidário pelos ambientes da unidade.