Notícias

Fisioterapia em Movimento: Metropolitano oferece cinesioterapia aos pacientes

publicado: 27/06/2019 16h46, última modificação: 27/06/2019 16h46
1 | 3
2 | 3
3 | 3
ses cinesioterapia na fisioterapia do hosp metropolitano 1.jpg
ses cinesioterapia na fisioterapia do hosp metropolitano 2.jpg
ses cinesioterapia na fisioterapia do hosp metropolitano 3.jpg

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, por meio de sua Equipe Multidisciplinar/ Serviço de Fisioterapia, vem desenvolvendo atividades de cinesioterapia com os pacientes de internações cardíacas e neurológicas, como também seus acompanhantes. O projeto Fisioterapia em Movimento consiste em um conjunto de técnicas aliadas a exercícios com movimentos cotidianos relacionados à reabilitação e à recuperação funcional dos assistidos.

De acordo com o coordenador da Fisioterapia da unidade de saúde, Bruno Brito, as atividades realizadas auxiliam na melhora da qualidade de vida. “Pelo fato de ficar muito tempo em repouso, o paciente pode ter a redução de função, e os exercícios proporcionam uma melhora mais rápida, minimizando os efeitos da perda de força musculares e das funções cognitivas, acelerando a sua reabilitação e possibilitando a este uma alta mais rápida e segura”, afirmou.

Ressaltando a importância da participação do familiar na prática dos exercícios, o coordenador acrescentou que o ponto primordial do trabalho é ele ser realizado em conjunto ao acompanhante. “É fundamental a colaboração do familiar nesse processo de reabilitação. A presença do cuidador faz com que os pacientes se sintam mais seguros e motivados, trazendo uma aceitação maior ao tratamento e com isso resultados melhores”, explicou Bruno Brito.

Para Maria Ivonete Maia, que é esposa e acompanhante de José Maia, 67, internado pela Cardiologia da unidade de saúde, os exercícios podem ser definidos como evolução e renovação. “É o segundo dia que nós participamos, e eu já posso ver uma melhora nele. Na primeira vez, ele não conseguiu fazer muitos movimentos, mas hoje ele já está fazendo, até os pés desincharam mais. O Hospital está de parabéns, porque esse tempo que passamos aqui na atividade é renovador para todos nós”, relatou.

O projeto Fisioterapia em Movimento visa não só o bem-estar físico, mas emocional dos participantes, segundo a gerente multidisciplinar da instituição, Edilícia Carneiro. “Acreditamos que tirar o paciente do leito e levá-lo para realizar uma atividade externa, permitindo o contato com outras pessoas, outros familiares, que já passaram por situações semelhantes, o motiva mais. Os cuidados perpassam a condição física e conseguimos contribuir positivamente para o bem-estar emocional de todos”, afirmou.

Perfil – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.