Festival da Cultura Cigana tem programação com 18 atrações neste sábado

publicado: 26/05/2022 14h16, última modificação: 26/05/2022 14h16

O II Festival da Cultura Cigana é um evento especialmente elaborado pelo Governo da Paraíba para homenagear os quase 5 mil integrantes desse povo que vive em 27 municípios paraibanos. O Festival será realizado neste sábado (28), em Sousa, no Sertão, onde está a maior comunidade cigana, em três Ranchos.

O Dia Nacional dos Povos Ciganos transcorreu na terça-feira (24), dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal desse povo, e houve festa nos ranchos do Sertão, realizada pelos próprios ciganos. O evento do Governo é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Prefeitura Municipal de Sousa e Ministério Público Federal.

O Festival da Cultura Cigana ocorrerá na Praça da Matriz (Praça Bento Freire), onde o coreto se transformou em palco, com luzes e som para as apresentações artísticas e dos costumes ciganos. Também haverá barracas e pavilhões.

Programação - A SecultPB divulgou, nessa quarta-feira (25),  a programação do Festival, com artesanato, dança, música, gastronomia, leitura de mãos e outras atividades. O evento será aberto às 18h e as apresentações obedecerão a sequência:

• Abertura da Feira de Artesanato e Contação de História
  • Grupo do Prima e Coral
  • ‘A dança e a música estão no sangue’ (música e dança)
  • Poesia e Chibe cigana – Antônio Pedro Nunes
  • Grupo Amor Cigano (dança)
  • Grupo Alma Cigana (dança)
  • Grupo Los Ciganos (dança)
  • Grupo Meu Coração é Cigano (dança)
  • Grupo Coração Cigano (dança)
  • ‘Vida Cigana’ – Dirackin Calin (dança)
  • Thiago Oliveira (música)
  • Francisco Canabrava (cantor)
  • Francisco Damião Gomes (moda cigana)
  • Benedito Costa (música)
  • José Jorge / César (música)
  • Os Zingaros – Música
  • Grupo Dó Ré Mi – Música
  • Ronaldo Seresteiro

Outros festivais - O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, confirmou a realização, neste ano, de outros festivais dentro das políticas de Governo para a promoção cultural das etnias. Já no mês de junho ocorrerá o evento dedicado aos povos indígenas e, em novembro, será a vez do Festival Quilombola.

A gerente de Articulação Cultural da SecultPB, Mariah Marques, lembra o compromisso da pauta governamental com essas minorias: “O objetivo é trabalhar e fortalecer o conjunto de vivências dessas etnias”.

Em 2019, a SecultPB realizou os festivais cigano e quilombola, mas teve que interromper a sequência nos dois anos seguintes, devido ao quadro de emergência sanitária, que impôs isolamento social em função da pandemia da Covid-19. Agora esses eventos serão retomados.